Esse site utiliza cookies
Resultado final do PS Exato 2025/2 é publicado com chamada regular para envio de documentação
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Tocantins (Prograd/UFT) publicou nesta sexta-feira, dia 11 de julho, o resultado final do Processo Seletivo pela Nota do Exato para ingresso no segundo semestre letivo de 2025, o PS Exato 2025/2. O resultado estava previsto para ser divulgado na terça-feira, mas foi adiado e o cronograma retificado para que fossem implementadas mudanças no sistema que, segundo a Prograd, irão aprimorar o processo de matrícula dos novos estudantes.
A Prograd também publicou a Chamada Regular para o envio de documentação dos candidatos, que substituirá a primeira chamada e a lista de espera que antes estavam planejadas.
O edital do PS Exato 2025/2 prevê a oferta de 1.075 vagas em 28 cursos de graduação da UFT, o que corresponde a 100% da oferta de vagas regulares para o próximo semestre.
O que mudou
Antes, o edital previa uma primeira chamada regular, manifestação de interesse em lista de espera, primeira e segunda chamadas da lista de espera, mais chamadas especiais. Entre cada uma dessas etapas, os estudantes classificados teriam cerca de dois dias para enviar seus documentos e efetivar a matrícula, como já acontecia normalmente em outros processos seletivos.
Agora, o envio de documentação passou a ser mais uma etapa de habilitação do processo seletivo: foram convocados na chamada regular um quantitativo de candidatos classificados correspondente a três vezes o número de vagas disponíveis em cada curso, e todos devem enviar os documentos socilitados das 17h desta sexta-feira, dia 11 de julho, até as 18h do dia 23 de julho, via internet, pelo sistema Sigrad.
Assim, as diferentes chamadas que antes estavam previstas serão realizadas apenas internamente pela Prograd, que irá alocando os candidatos que enviarem os documentos, seguindo a ordem de classificação, até o preenchimento de todas as vagas disponíveis.
"Apesar de todo o procedimento ser feito online, o prazo curto acabava sendo um empecilho para muitos candidatos, especialmente para aqueles classificados por cotas que precisam juntar muitos documentos comprobatórios", explica o pró-reitor de Graduação da UFT, Eduardo Cezari.
Além disso, no sistema de chamadas sucessivas, muitas vezes o período de matrícula acabava se postergando no calendário acadêmico para além do início do semestre, fazendo com que muitos alunos perdessem o início das aulas.
"Com o novo sistema, além dos estudantes terem mais tempo, nós também teremos tempo hábil para processar todas as matrículas dentro do mês de julho, para que todos estejam matriculados e em sala de aula no dia 4 de agosto", completa Cezari.
No dia 16 de julho, a critério da instituição, poderá ser publicada uma classificação e uma chamada especial para envio de documentação. Essa "Chamada Especial" somente será utilizada para o preenchimento de vagas remanescentes pela classificação na segunda opção de curso daqueles candidatos que fizeram essa escolha no ato de inscrição no processo seletivo, ou seja, só será efetivada após o processamento das matrículas em chamada regular.
Para o envio de documentos da eventual Chamada Especial o prazo previsto também é mais longo do que o habitual: do dia 16 ao dia 25 de julho.
Na prática, nenhum estudante será prejudicado e os critérios de classificação permanecem inalterados. A vantagem dessa mudança é que todos terão mais tempo hábil para enviar seus documentos e serão matriculados antes do início do semestre letivo para não perder nenhuma aula.
"Nós já estávamos planejando mudar esse processo, que era algo problemático que já havíamos identificado no SiSU, mas quando publicamos o edital de abertura desse PS Exato não tínhamos a garantia de que a equipe de tecnologia conseguiria fazer os ajustes necessários no sistema a tempo. Como eles conseguiram entregar a nova versão já para este semestre, resolvemos implementar logo porque acreditamos que seria mais vantajoso para os estudantes fazer dessa forma, apesar do ônus do adiamento da publicação do resultado e das mudanças com o processo já em andamento", acrescenta o pró-reitor.
A coordenadora da Comissão Permanente de Seleção (Copese), Ana Paula Santos, enfatiza que não haverá qualquer prejuízo aos participantes do processo seletivo:
"Com a Lista de Espera, quem não manifestasse interesse iria sair do processo seletivo. Agora não vai mais haver nenhuma eliminação nesta etapa. Além disso, a não realização de uma segunda chamada externa não significa que os estudantes terão menos chances de entrar. As chamadas serão processadas internamente: à medida que as vagas não forem preenchidas pelos primeiros classificados, os próximos serão matriculados, com a diferença que já terão adiantado o envio da documentação. Então, surgindo a vaga para aquele estudante, a Prograd já irá fazer a análise dos documentos e processar a matrícula, isso sem nenhuma alteração na ordem e nos critérios de classificação".
Todos os documentos, o cronograma completo e mais informações sobre o PS Exato 2025/2 estão disponíveis na página www.uft.edu.br/psexato20252.