Esse site utiliza cookies
Representantes do CNPq visitam a UFT para divulgar o Prêmio Jovem Cientista 2025
Na quinta-feira (22), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu a visita de Sandra Braga e Fábio Rocha, representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o objetivo de divulgar a 31ª edição do Prêmio Jovem Cientista que está com inscrições abertas até o dia 31 de julho. A visita buscou incentivar a participação de estudantes e pesquisadores tocantinenses na premiação, que neste ano tem como tema “Resposta às Mudanças Climáticas: Ciência, Tecnologia e Inovação como Aliadas”.
Durante a visita, os representantes do CNPq apresentaram detalhes sobre o prêmio, destacando as categorias, requisitos de participação e prazos. Os interessados podem se inscrever diretamente no site oficial.
Durante a apresentação do Prêmio Jovem Cientista na UFT, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propesq), Karylleila dos Santos Andrade, destacou o papel estratégico da premiação. Segundo ela, o principal objetivo do prêmio é estimular talentos na área científica, com foco na iniciação científica de estudantes e no incentivo ao trabalho de professores pesquisadores.
“O Prêmio Jovem Cientista, com mais de 40 anos, tem como missão central fomentar esses talentos, promovendo o envolvimento de alunos e docentes em projetos científicos de relevância para o país. Nós estamos muito orgulhosos — a UFT tem muito orgulho de participar, porque já tivemos alunos premiados. Esse reconhecimento favoreceu a entrada deles no mercado e impulsionou o desenvolvimento de suas carreiras”, ressaltou.
A pró-reitora de Pesquisa destacou ainda que o tema da 31ª edição do Prêmio Jovem Cientista está alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFT.
“A proposta deste ano dialoga com a missão da UFT, que é formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal. Um dos nossos valores é justamente o compromisso com a sustentabilidade, a equidade e a justiça social”, afirmou.
Ela acrescentou que a universidade tem atuado de forma ativa no enfrentamento às mudanças climáticas, tanto na iniciação científica quanto em pesquisas desenvolvidas por programas de mestrado e doutorado.
Prêmio Jovem Cientista
O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do CNPq, em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Conta com patrocínio da Shell e apoio de mídia da Editora Globo e do Canal Futura. A premiação busca reconhecer e incentivar jovens talentos que desenvolvem pesquisas inovadoras voltadas para a solução de problemas ambientais e sociais.