Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Rede de Cidadania e Direitos Humanos leva debates sobre sexualidade e direitos humanos a estudantes e professores de Monte do Carmo
    AÇÃO EDUCATIVA

    Rede de Cidadania e Direitos Humanos leva debates sobre sexualidade e direitos humanos a estudantes e professores de Monte do Carmo

    Oficinas abordaram prevenção da gravidez na adolescência, diversidade sexual e promoção dos direitos humanos

    Por  Ana Laura Magalhães | Edição: Daniel dos Santos  | Publicado em 11/06/2025 - 14:05  | Atualizado em 16/06/2025 - 13:26
    Compartilhe:

    No dia 15 de maio de 2025, a Rede de Cidadania e Direitos Humanos da UFT, por meio do Grupo de Trabalho “Gravidez na Adolescência”, esteve durante todo o dia na Escola Rural Brigada Che Guevara, no município de Monte do Carmo (TO), promovendo ações educativas com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.

    um homem e quatro mulheres posando para foto
    Grupo de trabalho da temática LGBTQIAPN+ (Foto: Acervo RCDH)

    As atividades integraram a campanha do GT Gravidez na Adolescência, com foco na promoção da saúde sexual e reprodutiva e na prevenção da gravidez na adolescência. As oficinas foram organizadas em dois turnos, manhã e tarde, e utilizaram metodologias participativas para dialogar com os adolescentes.

    De forma interativa e acolhedora, as oficinas incluíram dinâmicas em grupo, exibição de vídeos, jogos pedagógicos e rodas de conversa. A proposta era escutar os adolescentes e valorizar suas vivências, ao mesmo tempo em que se discutiam temas como mudanças no corpo durante a adolescência, direitos sexuais e reprodutivos, métodos contraceptivos, impactos da gravidez precoce e a importância do diálogo com a família e profissionais da saúde.

    Além de informar, a equipe buscou estimular o protagonismo juvenil e a construção coletiva do conhecimento. Foram distribuídas cartilhas, folhetos informativos e realizadas avaliações participativas para melhorar as ações futuras da campanha.

    A bolsista Karolayne Lima destacou a experiência:

    “Minha experiência na oficina do GT Gravidez na Adolescência foi muito gratificante. Senti-me realizada com o trabalho desenvolvido. Tanto os alunos quanto os professores participaram ativamente, o que foi muito positivo. Realizamos um excelente trabalho junto às professoras Elis Sodré e Ana Edith. Tenho certeza de que os alunos aprenderam muito sobre prevenção da gravidez e outros temas importantes. Além disso, nós também aprendemos com eles em cada oficina, adquirindo novos conhecimentos e experiências.”
    20250610_gravideznaadolescencia_rcdh (1).jpeg
    20250610_gravideznaadolescencia_rcdh.jpeg
    20250610_gravideznaadolescencia_rcdh (2).jpeg

    Diversidade, bullying e respeito no ambiente escolar

    Nos dias 29 e 30 de maio de 2025, novas oficinas foram realizadas com estudantes, professores e gestores da mesma escola, o Colégio Estadual Agrícola Brigadas Che Guevara. Essas atividades integraram o Eixo 2 do Projeto de Rede de Cidadania e Direitos Humanos da UFT, que busca promover uma educação baseada na cultura de paz, respeito à cidadania e garantia de direitos.

    Com carga horária de 8 horas-aula, dividida em dois encontros, as oficinas abordaram temas como diversidade sexual, identidades de gênero e enfrentamento ao bullying. No primeiro dia, os encontros foram com estudantes, e no segundo, com professores e servidores. O foco foi promover práticas educativas mais inclusivas, respeitosas e colaborativas.

    O bolsista de extensão Lucas Zorzi relatou sua percepção sobre a atividade:

    “A realização das oficinas demonstrou-se bastante exitosa, tanto no engajamento dos estudantes quanto na participação dos profissionais da educação. Ainda que fosse perceptível certa relutância diante da temática LGBTQIAPN+, conseguimos abordar o conteúdo com tranquilidade e cumprir os objetivos pedagógicos. Isso mostra tanto o potencial transformador da educação quanto os desafios que ainda existem quando falamos sobre diversidade nas escolas.”
    20250611_lgbtquiapn+_rcdh.jpeg
    20250610_lgbtquiapn+_rcdh.jpeg

    Tags:  RCDH,  Extensão.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.