Esse site utiliza cookies
Rádio UFT FM lança podcast e amplia importância do debate sobre saúde mental
Em meio à aceleração da vida digital e ao crescimento dos transtornos mentais, a Rádio UFT FM, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), lança o podcast “Tempo de Compreender”, uma nova proposta de escuta e reflexão sobre os desafios da saúde mental. A estreia ocorre na próxima segunda-feira, dia 22 de setembro, no Spotify, com episódios semanais lançados às segundas-feiras.
O lançamento integra a programação do Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio e valorização da vida. A proposta do podcast é oferecer um espaço acessível e sensível para tratar de temas como ansiedade, depressão, burnout e o uso excessivo de telas, com linguagem clara e embasamento psicanalítico.
Apresentado pelo professor e psicanalista Carlos Mendes Rosa, do curso de Psicologia da UFT (Câmpus de Miracema), e desenvolvido em parceria com a psicóloga clínica Rhanielle Rodrigues, o projeto une teoria e prática clínica para ampliar o diálogo sobre saúde mental dentro e fora da universidade.
“O principal objetivo desse projeto é discutir questões relacionadas à saúde mental no cotidiano — como o uso excessivo de telas, ansiedade, depressão, burnout — sempre à luz da psicanálise e de outros saberes, para que possamos refletir com mais calma e maturidade sobre os desafios que afetam a todos nós”, afirma Carlos Rosa.
A Rádio UFT FM assume não apenas a divulgação, mas também a produção técnica e institucional do podcast. Inicialmente, o “Tempo de Compreender” será veiculado na plataforma digital Spotify no perfil UFTFM, com previsão de expansão para outros canais de comunicação.
Escuta atenta e olhar cuidadoso
O nome “Tempo de Compreender” remete a um conceito central da psicanálise: a importância de compreender antes de concluir. Em um tempo marcado por reações imediatistas e julgamentos apressados, o podcast propõe uma escuta mais atenta e um olhar mais cuidadoso sobre a vida mental.
“Hoje, vemos muito a pressa em tirar conclusões rápidas. Nossa proposta é criar esse tempo de reflexão, com mais cuidado e propriedade, para que possamos lidar melhor com nossas próprias questões”, completa o professor.
Mais do que um projeto acadêmico, o podcast “Tempo de Compreender” nasce como uma ferramenta de acolhimento, informação e valorização da vida, reforçando a necessidade de cuidar da saúde mental o ano inteiro.
Clique no banner abaixo e acesse o canal, no Spotify: