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Quarta etapa da construção do PDI 2026-2030 reúne líderes de GTs
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) está em plena construção do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2026-2030, documento que orienta os rumos da universidade para os próximos cinco anos. O processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade federal do Tocantins chegou na sua quarta fase, com a atuação dos cinco grupos de trabalho, onde serão discutidas e definidas as ações e as políticas institucionais para os próximos cinco anos.
Na quinta-feira, 04, foi realizada uma reunião de alinhamento com os líderes dos grupos, quando foram repassadas as informações necessárias para a condução dos trabalhos, os prazos para conclusão e foram sanadas as dúvidas que surgiram durante a conversa.
As orientações repassadas incluem a observação dos resultados das consultas públicas que foram realizadas, as discussões ocorridas durante os workshops nos câmpus e na reitoria com as categorias, além de demandas dos relatórios institucionais de avaliação interna e externa.
Assim, os trabalhos serão conduzidos a partir do dia 15 de setembro e podem participar das discussões aqueles que se inscreveram pelo site do PDI.
Segundo o pró-reitor de Avaliação e Planejamento (Proap), professor Eduardo Lemus, o engajamento tem sido expressivo, com mais de 80 participantes em média por grupo. “Essas reuniões são o momento de orientar os líderes sobre a metodologia e o conteúdo que precisa ser trabalhado. Cada grupo recebeu um conjunto de documentos com diretrizes e, a partir disso, deve definir as ações estratégicas baseadas nas contribuições da comunidade”, explicou.
Participação da comunidade
As ações que serão incluídas no PDI têm como base consultas realizadas em questionários online e workshops presenciais nos câmpus, envolvendo diferentes segmentos da UFT. Esse material foi sistematizado e agora serve como subsídio para os debates dos grupos de trabalho.
Consolidação das propostas
De acordo com Lemus, os grupos têm cerca de um mês para consolidar as propostas e políticas específicas de suas áreas. “Esse material será entregue padronizado, com orientações sobre as políticas que devem constar no PDI, em consonância com as exigências do MEC e do Inep”, afirmou.
Documento estratégico para a UFT
O PDI é considerado o principal instrumento de planejamento institucional e terá papel decisivo no processo de recredenciamento da UFT, previsto para 2026. “O MEC avalia a universidade a partir do PDI. É o primeiro documento que eles analisam antes da visita in loco, quando verificam se as ações previstas realmente estão sendo executadas”, destacou o pró-reitor.
Com o trabalho colaborativo entre gestão e comunidade acadêmica, a UFT avança na definição de metas e estratégias que vão orientar suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa no período de 2026 a 2030.