Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Localização e ContatosAcesso à InformaçãoConcursos e SeleçõesComunicaçãoOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Publicado o resultado parcial dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exato 2025/2
    ACESSO AO ENSINO SUPERIOR

    Publicado o resultado parcial dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exato 2025/2

    Prazo para recursos dos pedidos indeferidos vai até as 17h desta quarta-feira (13)

    Por  Bianca Zanella  | Publicado em 13/08/2025 - 12:50  | Atualizado em 13/08/2025 - 13:16
    Compartilhe:

    A Comissão Permanente de Seleção da Universidade Federal do Tocantins (Copese/UFT) publicou nesta terça-feira (12) o resultado parcial dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame de Acesso ao Ensino Superior, segunda edição de 2025 (Exato 2025 - 2ª edição).

    A taxa de inscrição para a prova custa R$ 70, mas estudantes de baixa renda inscritos no CadÚnico, estudantes de baixa renda que concluíram ou estão cursando o Ensino Médio em escolas públicas, ou como bolsistas na rede particular, além de indígenas e quilombolas, podem realizar o exame gratuitamente. Para ter esse benefício assegurado, no entanto, eles precisam ter feito a solicitação no prazo estipulado (dias 7 e 8 de agosto), e atender os requisitos estabelecidos no edital.

    Um total de 3.362 estudantes solicitaram a isenção nesta edição do Exato, e 2.635 tiveram os pedidos deferidos, isto é, tiveram o benefício confirmado. Os outros 727 tiveram o pedido indeferido, ou seja, negado, conforme o resultado preliminar. Esses números, entretanto, podem variar porque quem teve o pedido recusado pode entrar com recurso até as 17h desta quarta-feira (13) e ter sua solicitação reanalisada. Os recursos devem ser realizados por meio de formulário específico disponível no site.

    A maioria dos casos de indeferimento se dá por falta de envio de documentação completa, conforme os termos definidos no edital, ou porque os solicitantes não se enquadram nos critérios estabelecidos. O preenchimento incorreto de dados também pode motivar a negativa.

    O resultado final das isenções, antes previsto para ser publicado na sexta-feira (15), será antecipado para o dia 14 em função do novo feriado estadual (Dia do Senhor do Bonfim).

    Isentos também precisam fazer inscrição

    A Copese destaca que o processo de pedido de isenção e inscrição são diferentes. Quem solicitou a isenção também precisa preencher o formulário próprio de inscrição no exame, até o dia 10 de setembro.

    Para os estudantes que tiverem seus pedidos deferidos, após preencher o formulário de inscrição, basta desconsiderar o boleto de pagamento gerado automaticamente pelo sistema e aguardar. O status da inscrição irá permanecer "aguardando confirmação" e só será alterado para "confirmado" após o processamento das inscrições, a partir do dia 10 de setembro.

    Já os estudantes que tiverem seus pedidos indeferidos precisam, além de preencher o formulário de inscrição até o dia 10, efetuar o pagamento do boleto até o dia 11 de setembro para assegurar sua participação no exame.

    Histórico de Isenções

    O número de pedidos de isenção recebidos nesta edição do Exato (3.362) mais que dobrou em relação à primeira edição do exame deste ano, realizada em maio, quando cerca de 1,4 mil estudantes pleitearam o benefício.

    Além disso, o número de isenções concedidas até o momento (2.635) supera o triplo de isenções deferidas no primeiro semestre (851). Se na primeira edição de 2025 do Exato 59% dos pedidos de isenção tiveram sucesso, agora esse percentual já alcança 78%.


    Tags:  Exato,  Estude na UFT,  Graduação,  Prograd,  Palmas,  Arraias,  Miracema,  Gurupi,  Porto Nacional.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.