Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Projeto sobre arboviroses desenvolvido por mestrandos do PPGECS ganha destaque nacional e inspira protagonismo estudantil
    ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

    Projeto sobre arboviroses desenvolvido por mestrandos do PPGECS ganha destaque nacional e inspira protagonismo estudantil

    Equipe foi selecionada para participar da 31ª edição da Feira Ciência Jovem, em Pernambuco

    Por  Marlon Brito  | Publicado em 08/10/2025 - 19:37  | Atualizado em 08/10/2025 - 19:49
    Compartilhe:

    O projeto “Ciência na Escola, Saúde na Comunidade: o protagonismo estudantil frente às arboviroses em uma cidade da Amazônia Legal”, desenvolvido por mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Saúde (PPGECS) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), tem conquistado ampla projeção nacional, sendo destaque em diversos veículos de comunicação e nas redes sociais.

    A iniciativa, conduzida pelos mestrandos Eliana Neves Martins, Juliana Girardello Kern e Leandro Costa Fernandes, com a participação dos estudantes representantes Emanuel de Oliveira Barros, Geovana Oliveira Corado e Isadora Borges Aguiar, foi premiada na X Feira Brasileira de Iniciação Científica, realizada em Joinville (SC). O trabalho foi desenvolvido em parceria com o Centro de Ensino Médio Tiradentes, de Palmas (TO), e tem como foco o enfrentamento das arboviroses por meio da educação científica, da promoção da saúde e do engajamento da comunidade escolar.

    Reconhecimento e visibilidade

    O impacto do projeto ultrapassou os limites da sala de aula, ganhando destaque em portais jornalísticos e institucionais de grande alcance, como o da Secretaria de Educação do Tocantins (Seduc/TO), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Gazeta de Gurupi, Jornal Primeira Página, Correio do Bico, Foco Notícias, Portal Surgiu, entre outros. Nas redes sociais, publicações sobre a conquista circularam em perfis oficiais e grupos de divulgação científica no Instagram e Facebook, ampliando a visibilidade da produção acadêmica e do protagonismo dos estudantes tocantinenses.

    Segundo a professora Erika da Silva Maciel, coordenadora do PPGECS/UFT, a conquista reflete o papel transformador da universidade pública ao aproximar a pesquisa da educação básica.

    “Ao termos como alunos os docentes da educação básica, estimulamos a comunicação e a divulgação científica. Fortalecemos o vínculo entre escola e universidade, proporcionamos interações potencializadoras entre os diferentes atores da comunidade e incentivamos a formação científica, humanizada e de qualidade. Aos poucos podemos ver os frutos desse trabalho, o que desperta um sentimento de satisfação não só em mim, mas em todos os docentes do nosso colegiado, que se dedicam diariamente para fortalecer nosso PPGECS”, destacou.

    O diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto, destacou que a UFT tem uma história marcada pela inovação e pelo trabalho conjunto entre a Universidade, as escolas e a comunidade. “Esse projeto mostra bem como a pesquisa, quando chega à sala de aula, pode transformar realidades, gerar impacto social e despertar o interesse dos jovens pela ciência. É assim que formamos novas gerações mais conscientes e engajadas aqui na Amazônia Legal. Parabéns a todos os envolvidos.”

    Extensão e impacto comunitário

    O projeto também esteve presente em eventos escolares, como o Dia da Família na Escola, promovendo atividades de sensibilização e diálogo com a comunidade sobre prevenção de doenças e cidadania científica. O trabalho foi apresentado em reportagens da Seduc/TO e em vídeo institucional disponível no YouTube, reforçando o compromisso com a formação integral e o envolvimento da comunidade no processo educativo.

    “A participação do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Saúde da UFT é fundamental para despertar o interesse pela ciência e fortalecer a formação cidadã dos alunos da educação básica. Esse vínculo entre a pesquisa e a prática docente é o que dá sentido à educação transformadora”, reforçou a coordenadora, Erika Maciel.

    Novas conquistas

    Após a premiação em Joinville, a equipe foi selecionada para participar da 31ª edição da Feira Ciência Jovem, em Pernambuco, um dos eventos mais tradicionais do país voltados à iniciação científica na educação básica. A nova etapa representa mais um reconhecimento do potencial do projeto e do compromisso dos estudantes e docentes com a popularização da ciência e a formação crítica e cidadã.

    Divulgação UFT - 20251008- Estudantes são premiados em feira de iniciação científica de Joinville - Foto: Divulgação/Seduc/Governo do Tocantins (2)
    Divulgação UFT - 20251008- Estudantes são premiados em feira de iniciação científica de Joinville - Foto: Divulgação/Seduc/Governo do Tocantins (4)
    Divulgação UFT - 20251008- Estudantes são premiados em feira de iniciação científica de Joinville - Foto: Divulgação/Seduc/Governo do Tocantins (3)
    Divulgação UFT - 20251008- Estudantes são premiados em feira de iniciação científica de Joinville - Foto: Divulgação/Seduc/Governo do Tocantins


    Tags:  Palmas,  Propesq,  Proex,  Prograd,  PPGECS.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.