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Projeto DigitAkwẽ promove letramento digital na comunidade indígena Xerente em Tocantínia
O Curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB), polo Miracema (TO), em parceria com o Centro de Ensino Médio Indígena Xerente Warã (Cemix), deu início ao projeto DigitAkwē: Produção de Textos e Documentos Digitais. A iniciativa integra as atividades do projeto de extensão Letramento Digital, coordenado pelo professor Dr. Edeilson Milhomem da Silva, e tem como objetivo desenvolver competências digitais entre jovens da comunidade indígena Xerente, ampliando suas habilidades de produção textual e de uso de ferramentas tecnológicas.
O projeto busca beneficiar cerca de 20 alunos da 3ª série do Ensino Médio Integrado ao curso Técnico em Informática, com objetivo de aperfeiçoar os estudantes na aplicação de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (Tdics), visando buscar não apenas ensinar o uso de programas, mas promover um letramento digital significativo que valorize a identidade cultural dos jovens Xerente.
Para a responsável pela equipe de Divulgação e Mídias Sociais, Fabíola Gomes da Rocha, o projeto DigitAkwẽ busca capacitar os estudantes a utilizarem as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (Tdics) como instrumentos de cidadania, aprendizagem e inserção social. “O objetivo é promover a autonomia digital e o protagonismo dos jovens, habilidades essenciais no encerramento da vida escolar e na transição para a universidade e o mercado de trabalho. O projeto promove o letramento digital de forma prática e contextualizada, contribuindo diretamente para a inclusão tecnológica e social da comunidade Xerente”, destaca.
Segundo o tutor EaD Claudio Bonel, o letramento digital é fundamental para a inclusão social e o empoderamento da comunidade Xerente. “O acesso às tecnologias pode garantir aos jovens o direito à informação, ao mercado de trabalho e a cursos técnicos, como o próprio curso de informática. Além disso, o letramento digital contribui para a preservação e difusão da cultura Xerente, permitindo que os estudantes documentem e compartilhem sua língua, histórias e saberes, tanto atuais quanto ancestrais, no ciberespaço ou em outros ambientes. Isso fortalece a identidade da comunidade e prepara os jovens para uma cidadania mais crítica e ativa, tornando-os protagonistas de sua própria história”, afirma.
Cronograma das atividades
O projeto ocorre entre 14 e 29 de novembro de 2025, dividido em quatro encontros temáticos:
14/11 – Introdução ao projeto e ambientação com editores de texto;
15/11 – Formatação básica de textos;
28/11 – Estruturação e organização de documentos;
29/11 – Revisão e apresentação final dos trabalhos produzidos.
As atividades buscam ensinar o uso de programas e promover um letramento digital significativo que valorize a identidade cultural dos jovens Xerente. Mais informações acesse o instagram do Projeto Letramento Digital.