Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    UFT recebe professor da Universidade Estadual de Utah, dos Estados Unidos, para discutir parcerias acadêmicas
    INTERNACIONALIZAÇÃO

    UFT recebe professor da Universidade Estadual de Utah, dos Estados Unidos, para discutir parcerias acadêmicas

    Iniciativa fortalece cooperação entre Brasil e EUA com foco em pesquisas sobre transição energética e uso de fontes renováveis

    Por  Arthur Regino | Revisão: Daniela Camargos  | Publicado em 27/05/2025 - 12:04  | Atualizado em 28/05/2025 - 18:14
    Compartilhe:

    A Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu, nesta segunda-feira (26), o professor Hailei Wang, da Universidade Estadual de Utah, dos Estados Unidos, em reunião no gabinete do reitor Luís Eduardo Bovolato. Participaram do encontro a professora Flávia Tonani, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agroenergia Digital (PPGAD), Lina Maria Grajales Agudelo, professora da UFT e do PPGAD, e o professor Guilherme Benco, também do PPGAD.

    Reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, Professor Hailei Wang e Professora Lina Maria Grajales Agudelo (Foto: Arthur Regino)

    A visita integra uma iniciativa apoiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do programa de Redução de Assimetrias, que visa fortalecer institucionalmente programas de pós-graduação em regiões estratégicas. O objetivo é estreitar laços com universidades internacionais e estabelecer convênios que impulsionem o desenvolvimento de pesquisas em agroenergia.

    O projeto vem ampliando a cooperação entre a UFT e instituições norte-americanas, como a Universidade de Utah e a Universidade da Virgínia, por meio de ações bilaterais voltadas à pesquisa e intercâmbio de docentes. Como parte dessas articulações, professores brasileiros têm sido aprovados para atuar como visitantes em universidades dos Estados Unidos, enquanto pesquisadores estrangeiros, como o professor Wang, são cotados para colaborar com a UFT.

    A expectativa é que Hailei Wang atue futuramente como professor convidado no PPGAD, contribuindo tecnicamente para o avanço das pesquisas em produção de energia a partir da biomassa e na transição para uma matriz energética mais sustentável.

    Segundo a professora Flávia Tonani, o Brasil, por sua diversidade em fontes renováveis, tem potencial para alcançar autonomia energética de forma sustentável. “O estudo da agroenergia oferece ao agronegócio brasileiro a oportunidade de ser 100% sustentável, autodependente em energia elétrica”, destacou.

    O professor Wang também ressaltou o papel estratégico do Brasil na produção de energia verde. Ele mencionou fontes como energia solar e eólica, mas enfatizou o potencial na geração de etanol, amônia e hidrogênio verde a partir da biomassa. “Isso leva o país a um outro patamar em potência energética”, afirmou.

    Da esquerda para a direita: coordenadora do PPGAD, professora Flávia Tonani; professor do PPGAD, Guilherme Benko de Siqueira; reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato; professor da Universidade Estadual de Utah (EUA), Hailei Wang; e professora do PPGAD, Lina Maria Grajales Agudelo. (Foto: Arthur Regino)


    Tags:  PPGADigital,  PPGAD,  Palmas,  Relinter,  Pesquisa,  CNPq,  Utah,  Estados Unidos.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.