Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Programação da Rota da Inovação é encerrada com visita à Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins
    INOVATO

    Programação da Rota da Inovação é encerrada com visita à Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins

    Evento percorreu diversas instituições privadas e estatais desde o último dia 25 de agosto

    Por  Assessoria de Comunicação da Fapto | Edição e colaboração: Samuel Lima (Sucom/UFT)  | Publicado em 27/08/2025 - 18:41  | Atualizado em 27/08/2025 - 18:50
    Compartilhe:

    A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) foi o último destino da Rota da Inovação, iniciativa organizada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Agência de Inovação – Inovato. O evento promoveu uma imersão nos ambientes de inovação da capital, estimulando a troca de conhecimento, a geração de conexões estratégicas e a abertura de novas oportunidades.

    A programação começou no dia 25 de agosto, no câmpus da UFT em Palmas, com a apresentação da Inovato e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Na sequência, os participantes visitaram espaços como a Rádio UFT, o Laboratório de Tecnologias Computacionais (Labtec) e a Fábrica de Software. Durante a tarde, o roteiro incluiu ainda a Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), a Tocantins Parcerias, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) e o Sebrae Tocantins.

    No dia 26, o grupo percorreu o Centro Universitário Católica do Tocantins (Unicatólica), a Agência Fomento, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Vortex Aceleradora e a Associação Tocantinense de Startups, encerrando a programação na Fapto.

    Na visita à Fundação, os participantes conheceram as instalações da Fapto e do Centro de Inovação – InovaFapto, que reúne oito componentes integrados: captação de recursos para inovação; programas de pré-incubação e incubação de empresas de base tecnológica (que atualmente abriga cinco startups); aceleradora de startups, com cinco empresas em ciclo ativo; laboratório P&D em desenvolvimento de software; espaço maker; coworking; e área dedicada a médias e grandes empresas.

    A visita contou ainda com a presença de representantes do Sebrae Tocantins, Vortex Aceleradora, Mapa, Federação de Judô, Estação Via Conhecimento da UFSC, Inovato e UFT, fortalecendo a articulação entre diferentes atores do ecossistema de inovação.

    Ecossistema com cooperação interinstitucional

    O diretor-geral da Fapto/InovaFapto, Léo Araújo, enfatizou a importância da cooperação entre instituições. Para cooperar, é preciso abrir mão. Cada instituição cumpre uma etapa do processo e, juntas, impulsionam o desenvolvimento econômico. Essa integração é o que gera sementes que no futuro se transformam em resultados concretos para o Tocantins, destacou.

    Já o pesquisador Guilherme Paraol, da Estação Via do Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina, destacou o potencial do ecossistema tocantinense em comparação com experiências consolidadas. “É visível a evolução do ecossistema local. A integração entre os atores cresceu muito em pouco tempo, e o Tocantins vem encurtando caminhos que em outros estados levaram décadas. Há muito potencial aqui, e o futuro aponta para um ambiente cada vez mais conectado e competitivo”, avaliou.

    Para o superintendente da Agência de Inovação da UFT, Silon Junior Procath, "a Rota da Inovação da UFT foi muito importante em dois pontos: Um, no trabalho que a UFT tem feito em colaboração com a orquestração do ecossistema de inovação de Palmas, dentro do Pacto pela Inovação. E o outro, para que todos aqueles atores do Pacto e atores do ecossistema de Inovação possam conhecer o que a UFT oferece em termos de patentes, serviços e empreendedorismo. E como forma de estimular também aos demais atores do Pacto."

    O reitor da UFT, professor Luiz Bovolato, destacou que Palmas está caminhando na direção certa. “Quando visitamos ecossistemas mais estruturados, percebemos que eles também começaram pequenos e evoluíram com o tempo. Esse mesmo movimento está acontecendo aqui. O Tocantins é um Estado jovem, assim como a UFT, mas já avançamos muito em pouco tempo graças ao esforço coletivo. Esse espírito de colaboração e partilha é o que faz a diferença para o desenvolvimento. também enfatizou a importância da cooperação entre instituições”, afirmou. (Com colaboração de Samuel Lima/Sucom-UFT)

    RotaInovacao (1).jpg
    RotaInovacao (16).jpg
    RotaInovacao (2).jpg
    RotaInovacao (25).jpg
    RotaInovacao (3).jpg
    RotaInovacao (37).jpg
    RotaInovacao (35).jpg
    RotaInovacao (11).jpg
    RotaInovacao (53).jpg
    RotaInovacao (22).jpg
    RotaInovacao (78).jpg
    RotaInovacao (33).jpg
    RotaInovacao (4).jpg
    RotaInovacao (44).jpg
    RotaInovacao (29).jpg
    RotaInovacao (47).jpg
    RotaInovacao (69).jpg
    RotaInovacao (57).jpg
    RotaInovacao (90).jpg
    RotaInovacao (55).jpg
    RotaInovacao (41).jpg
    RotaInovacao (5).jpg
    RotaInovacao (74).jpg
    RotaInovacao (63).jpg
    RotaInovacao (34).jpg
    RotaInovacao (50).jpg
    RotaInovacao (6).jpg
    RotaInovacao (86).jpg
    RotaInovacao (80).jpg
    RotaInovacao (84).jpg


    Tags:  InovaTO,  Inovação,  Reitoria,  Fapto,  InovaFapto.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.