Esse site utiliza cookies
Programa de entrevista reúne dirigentes da UFT, da UFNT e do IFTO para falar sobre assistência estudantil e o Exato
Para muitos jovens, ingressar no ensino superior pode significar ter de deixar a casa dos pais e se mudar para outra cidade. Diante dessa realidade, surge a preocupação: como arcar com despesas básicas, como custos de moradia, alimentação, transporte e saúde enquanto cursa a graduação?
Por meio do Plano Nacional de Assistência Estudantil, o Pnaes, as instituições federais de ensino superior oferecem diversos serviços de acolhimento e auxílios para estudantes em situação de vulnerabilidade social, isto é, cujas famílias não possuem condições de assegurar a permanência deles na Universidade. Nos restaurantes universitários localizados nos câmpus, por exemplo, os alunos podem fazer refeições subsidiadas gratuitas ou pagando preços populares, dependendo da faixa de renda em que se enquadrem.
Para falar sobre isto e também sobre moradia estudantil, as chamadas "bolsas" e outras possibilidades de assistência a que os estudantes podem ter acesso, a jornalista da Superintendência de Comunicação da UFT, Bianca Zanella, entrevistou esta semana o diretor de gerenciamento de programas da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Tocantins (Proest/UFT), José Inácio Santos, a pró-reitora de Assuntos Estudantis do Instituto Federal do Educação do Tocantins (Proae/IFTO), Adriana Ribeiro, e o pró-reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Norte do Tocantins (Proae/UFNT), José Manoel Sanches. O coordenador-geral do Exato e pró-reitor de Graduação da UFT, Eduardo Cezari, também participou da gravação.
O programa faz parte das ações integradas de divulgação do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins e pode ser assistido na playlist do Exato do canal da UFT no Youtube, em três partes.
Para saber mais sobre os programas de assistência estudantil, acesse a página da Proest/UFT, da Proest/UFNT e da Proae do IFTO.
Sobre o Exato
O Exato é um exame que habilita os estudantes que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Médio para participar, com uma prova única, dos processos seletivos para vagas em cursos de graduação presenciais da UFT, da UFNT e do IFTO.
A primeira edição do Exato de 2025 será realizada no dia 18 de maio em 14 municípios do estado. As inscrições vão até o dia 7 de abril. A taxa de inscrição custa R$ 70 para os não isentos e deve ser paga até o dia 8.
No segundo semestre letivo de 2025 as três instituições irão ofertar mais de 1,4 mil vagas pelo Exato. A UFT não irá realizar vestibular e irá adotar as notas do Exato como critério de seleção para 100% das vagas ofertadas no próximo semestre.
Inscrições e mais informações no site www.uft.edu.br/exato. Para saber mais sobre o Exato, acompanhe também os conteúdos no perfil @acessoexato do Instagram.
