Esse site utiliza cookies
ProfSaúde divulga edital com inscrições para a sexta turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família
A Associação Brasileira de Saúde (Abrasco) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), tornam pública a abertura do processo seletivo para a Turma 6 do Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde), em Rede Nacional. Para o Estado do Tocantins, são ofertadas dez (10) vagas para profissionais da área da saúde, por meio do polo do ProfSaúde no Câmpus da UFT em Palmas.
De acordo com a coordenação do ProfSaúde na UFT, o programa oferece 600 vagas distribuídas em 45 Instituições de Ensino Superior (IES) de todas as regiões do país, com atividades gratuitas, carga horária de 975 horas e duração prevista entre 18 e 24 meses. O coordenador, professor Rogério Ferreira Marquezan, enfatizou a importância do curso para o Tocantins e para a formação dos profissionais de saúde:
"O curso é voltado para profissionais com vínculo direto com a atenção primária, e visa impactar diretamente a qualidade do cuidado ofertado através de ações voltadas para as diversas realidades dos territórios de saúde. A Universidade Federal do Tocantins integra a rede ProfSaúde desde 2019, e tem recebido alunos de várias regiões do estado, contribuindo para o acesso à formação dos profissionais da Saúde da Familia no Tocantins".
O ProfSaúde trabalha com seis linhas de pesquisa:
- Atenção integral aos ciclos de vida e grupos vulnerabilizados;
- Atenção à Saúde, acesso e qualidade na Atenção Básica em Saúde;
- Educação e Saúde: Tendências contemporâneas da Educação, competências e estratégias;
- Informação e Saúde;
- Planejamento, Gestão e Avaliação de serviços na Estratégia de Saúde da Família / AB / APS;
- Vigilância em Saúde
Clique no link a seguir e saiba mais detalhadamente sobre as linhas de pesquisa desenvolvidas no ProfSaúde --> Linhas de Pesquisa.
Edital e processo de inscrição
O período de inscrições para o curso será de 5 de janeiro a 6 de março de 2026. O edital e os documentos relacionados (entre estes o formulário de inscrição) pode ser acessado por meio de uma das páginas no site da Fiocruz, acessível abaixo: