Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Professora Maria Santana é escolhida pelo Conselho Universitário após liderar consulta à comunidade acadêmica
    GESTÃO UNIVERSITÁRIA

    Professora Maria Santana é escolhida pelo Conselho Universitário após liderar consulta à comunidade acadêmica

    Consuni confirma nomes para Reitoria e Vice da UFT com mandato até 2029

    Por  Daniel dos Santos  | Publicado em 25/06/2025 - 20:58  | Atualizado em 27/06/2025 - 17:26
    Compartilhe:

    Nesta quarta-feira (25), o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizou a votação que confirmou os nomes para compor a lista tríplice destinada à escolha da Reitoria e Vice-Reitoria da instituição para o mandato 2025-2029. A reunião contou com a apresentação dos resultados da consulta eleitoral, a posse de novos conselheiros, a votação e a apuração final.

    A consulta à comunidade acadêmica, realizada de forma online, apontou a professora Maria Santana Ferreira Milhomem como a mais votada. O resultado foi referendado pelo Consuni: dos 32 votos dos conselheiros, 27 foram para Santana, 3 para Moisés de Souza Arantes Neto e 2 para George França.

    As listas tríplices compostas com os nomes dos candidatos indicados serão encaminhadas ao Ministério da Educação até o dia 09 de julho de 2025, acompanhadas dos atos normativos que disciplinaram esse processo e demais documentos pertinentes.

    Foto: Daniel dos Santos

    Reitor destaca participação da comunidade

    O atual reitor da UFT, professor Luís Eduardo Bovolato, avaliou positivamente o processo. “Foi um processo muito participativo. O formato online permitiu a ampla participação, inclusive de estudantes. A disputa termina no dia da apuração e, ao final de cada processo, estamos mais maduros. Quem ganha é a universidade”, afirmou.

    foto tirada por detrás das urnas utilizadas para a votação
    Foto: Daniel dos Santos

    Respeito à vontade da comunidade acadêmica

    Para o professor Luiz Mazzarolo, representante docente pela SesdUFT, o resultado confirma o alinhamento entre consulta e votação: “Essa votação do Consuni confirma o respeito à vontade popular”.

    Já Josafá Maciel, representante dos técnicos pelo Sintad, reforçou o papel do Conselho Universitário como espaço de debate ampliado: “É um momento de refletir também sobre o papel do Conselho, não só para debater questões internas, mas também questões externas”.

    dois homens e uma mulher sorrindo para foto
    Os três candidatos à Reitoria: George França, Moisés Arantes e Maria Santana (Foto: Daniel dos Santos)

    Candidatos manifestam apoio à nova gestão

    Mesmo não eleitos, os outros candidatos à Reitoria reafirmaram o compromisso com a universidade. O professor George França desejou sucesso à gestão da professora Maria Santana: “Desejamos que tenha uma brilhante gestão. Nos colocamos à disposição para a construção da universidade. Assim como reconhecemos as contribuições das outras chapas que tenham o objetivo comum por uma universidade melhor”.

    Moisés de Souza Arantes Neto, que é diretor do Câmpus de Palmas, também se manifestou: “Reconhecemos a vontade da universidade e, enquanto diretor até dezembro, me coloco à disposição para contribuir que a condução da Universidade seja a melhor de todas e garantir que continue pública, gratuita e de qualidade”.

    Representatividade feminina e racial

    Durante a reunião, o simbolismo da eleição de uma mulher negra à Reitoria foi lembrado por estudantes e docentes. A diretora do Câmpus de Arraias, Adriana Demite, destacou: “Nós, mulheres, somos a maioria entre docentes e técnicos da Universidade. É uma honra ter uma mulher nos representando”.

    O estudante Clemisson Machado, do curso de Filosofia e presidente do Centro Acadêmico, também comentou: “Temos muitos estudantes pretos, pardos ou indígenas. É muito importante ver que, entre as lideranças da universidade, temos uma mulher preta. Assim, a gente sabe que nossos filhos também poderão ocupar espaços como esse”.

    Professora Santana discursa ao final da apuração no Consuni
    Maria Santana e seu vice, Marcelo Leineker (Foto: Daniel dos Santos)

    Maria Santana: "Conto com vocês"

    Confirmada na lista tríplice como a mais votada, a professora Maria Santana agradeceu e reconheceu os desafios da nova gestão. “As minorias estão dentro da universidade. Mas precisamos de programas efetivos para a permanência delas na instituição. Maria Santana não tem uma varinha mágica. Por isso, conto com vocês: professor Moisés, professor George, sindicatos dos técnicos e dos professores. Ninguém vai nos defender lá fora, se a gente não se defender aqui dentro”, afirmou.

    Próximos passos

    A votação do Consuni representa a última etapa interna do processo. Agora, a lista tríplice será enviada ao Ministério da Educação (MEC), que oficializará a nomeação da nova Reitoria da UFT para o período de 2025 a 2029.

    20250625_consunilistatriplice_danieldossantos (2).jpg
    20250625_consunilistatriplice_danieldossantos (10).jpg
    20250625_consunilistatriplice_danieldossantos (9).jpg
    20250625_consunilistatriplice_danieldossantos.jpg
    20250625_consunilistatriplice_danieldossantos (6).jpg
    20250625_consunilistatriplice_danieldossantos (1).jpg
    20250625_consunilistatriplice_danieldossantos (5).jpg
    20250625_consunilistatriplice_danieldossantos (8).jpg
    20250625_consunilistatriplice_danieldossantos (4).jpg
    20250625_consunilistatriplice_danieldossantos (3).jpg
    20250625_consunilistatriplice_danieldossantos (7).jpg


    Tags:  Consuni,  Reitoria,  Releases.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.