Esse site utiliza cookies
Professora da UFT é destaque em palestra no maior evento de Química da América Latina
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) marcou presença de forma inédita na 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ), em Campinas (SP). A professora Elisandra Scapin, que integra o colegiado de Engenharia Ambiental e os Programas de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (PPG-Ciamb) e Rede Bionorte, foi a primeira docente da UFT a ministrar uma palestra no evento, considerado o maior da área de Química na América Latina e um dos mais relevantes do Brasil.
Com o tema central “Emergências Climáticas? A Química Age e Reage”, a 48ª RASBQ reuniu mais de 2.500 participantes, entre pesquisadores, estudantes, profissionais da indústria e representantes de instituições públicas e privadas. O encontro debateu os desafios contemporâneos da ciência, inovação, sustentabilidade e formulação de políticas públicas, reforçando o papel estratégico da Química frente às mudanças climáticas.
Soluções sustentáveis do Tocantins ganham destaque nacional
A professora Elisandra participou como palestrante do workshop “Sustentabilidade e Química Verde nos Protocolos: da Bancada à Sociedade”, com a apresentação intitulada “Transforming waste into solutions: bioproducts and sustainable innovation in the Legal Amazon”. Na palestra, ela compartilhou experiências e resultados de pesquisas desenvolvidas no Tocantins que promovem a bioeconomia e a transformação de resíduos em produtos sustentáveis.
“Participar como palestrante deste evento foi, antes de tudo, uma realização pessoal. Quando ainda era aluna, sempre admirei a Reunião Anual da SBQ pela excelência das palestras e pela contribuição à formação científica. Nunca imaginei que um dia estaria do outro lado, compartilhando minhas pesquisas. Foi uma oportunidade única de mostrar que, na UFT, no Tocantins, fazemos ciência de qualidade, unindo sustentabilidade, tecnologia e inovação voltadas à Bioeconomia”, destacou a professora.
Compromisso com ciência e inovação
O diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto, celebrou a conquista e destacou a importância da participação da docente no evento:
“A participação da professora Elisandra Scapin reforça a relevância crescente da UFT no cenário nacional da pesquisa científica e da inovação, especialmente em áreas estratégicas como meio ambiente, sustentabilidade e bioeconomia. A presença da nossa universidade nesse espaço também evidencia o potencial da região da Amazônia Legal como protagonista em soluções científicas para os desafios do século XXI.”