Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Professor da UFT participa do 63º Congresso da Sober 2025 no RS
    PESQUISA CIENTÍFICA

    Professor da UFT participa do 63º Congresso da Sober 2025 no RS

    Evento reúne especialistas para debater o futuro do desenvolvimento rural e da sustentabilidade no Brasil

    Por  fabiana.araujo1 e | Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 01/08/2025 - 19:20  | Atualizado em 01/08/2025 - 20:21
    Compartilhe:

    Entre os dias 27 e 31 de julho de 2025, pesquisadores e profissionais de diversas regiões do Brasil e do exterior se reuniram na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, para discutir o cenário atual das pesquisas sobre desenvolvimento regional e extrativismo, durante o 63º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober).

    Como instituição comprometida com a pesquisa científica, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) esteve representada no evento pelo professor e pesquisador Nilton Marques, também vinculado ao Cesp/Unifap. Coordenador adjunto do Grupo de Trabalho 7 (GT07) “Desenvolvimento Regional, Territorial e Rural“, o professor apresentou dois artigos científicos que abordam temas fundamentais para o debate contemporâneo sobre políticas públicas, sustentabilidade e organização produtiva regional.

    O primeiro trabalho, intitulado “As Vozes dos Extrativistas do Babaçu, Bico do Papagaio – Tocantins: Desafios na Contemporaneidade”, foi elaborado em parceria com a doutoranda Antônia Francisca da Silva Saraiva. A pesquisa traz à tona as dificuldades enfrentadas pelas comunidades extrativistas da região do Bico do Papagaio, no norte do Tocantins, especialmente diante das transformações sociais, econômicas e ambientais da atualidade. A apresentação ressaltou a importância de políticas públicas mais sensíveis às realidades locais e da valorização dos saberes tradicionais.

    Já o segundo artigo, intitulado 'Localización y Especialización Productiva: Una Aplicación para Brasil', é fruto da colaboração com o pesquisador Cristian Orlando Ávila Quiñones, supervisionado por Nilton durante seu estágio pós-doutoral. O estudo apresenta uma análise técnica dos padrões de localização e especialização produtiva no território brasileiro, com base em dados setoriais e análises espaciais, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada da dinâmica econômica regional no país.

    Para Nilton Marques, a participação no 63º Congresso da Sober 2025 representa a continuidade de seu compromisso acadêmico e institucional com a promoção da pesquisa científica. Vale lembrar que, em 2024, o professor coordenou a edição anterior do evento, realizada em Palmas-TO, por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), em parceria com o curso de Ciências Econômicas da UFT. A iniciativa fortaleceu a missão da universidade na difusão do conhecimento sobre o desenvolvimento territorial e levantou importantes questionamentos sobre economia rural, sustentabilidade e políticas públicas.

    63 Congresso da SOBER 2025_05.jpg
    63 Congresso da SOBER 2025_04.jpg
    63 Congresso da SOBER 2025_07.jpg
    63 Congresso da SOBER 2025_06.jpg
    63 Congresso da SOBER 2025_03.jpg
    63 Congresso da SOBER 2025_11.jpg
    63 Congresso da SOBER 2025_08.jpg


    Tags:  SOBER2025,  Cespe,  Palmas,  Ciências Econômicas,  PPGDR,  Pesquisa acadêmica.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.