Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    PET Pedagogia realiza 27ª Acolhida Lúdico-Pedagógica no Câmpus de Palmas
    NOVOS ALUNOS

    PET Pedagogia realiza 27ª Acolhida Lúdico-Pedagógica no Câmpus de Palmas

    A atividade promove a integração dos(as) calouros(as) com os(as) veteranos(as) por meio de dinâmicas, cultura e partilha da vida universitária

    Por  Manuela Silva e Marlon Brito  | Publicado em 22/08/2025 - 11:10  | Atualizado em 22/08/2025 - 11:20
    Compartilhe:

    O Programa de Educação Tutorial (PET), sob a tutoria da professora Rosilene Lagares, promoveu a 27ª edição da Acolhida Lúdico-Pedagógica para as(os) acadêmicas(os) ingressantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Câmpus de Palmas.

    A atividade, que integra o plano de ações do PET para 2025, teve como objetivo proporcionar integração entre os(as) novos(as) estudantes e os(as) veteranos(as), fortalecendo vínculos acadêmicos por meio de dinâmicas, atividades culturais e momentos de partilha sobre a vida universitária. Além disso, buscou apresentar o significado da formação em Pedagogia, ressaltando a importância da universidade pública e da atuação profissional do pedagogo.

    Durante a programação, os(as) calouros(as) participaram de atividades de apresentação do grupo PET PedPalmas e de orientações sobre o funcionamento do curso, áreas de atuação, estágios, programas de auxílio estudantil, uso do Cubo, confecção da carteirinha, acesso à internet e demais serviços da universidade. Houve também um tour pelo Câmpus e, ao final, o recolhimento de materiais recicláveis para a realização de oficinas de construção de brinquedos antigos, ação que contribuirá para a criação do Laboratório de Brinquedos do PET PedPalmas.

    Segundo a professora Rosilene Lagares, o planejamento da Acolhida envolve princípios de trabalho coletivo, interdisciplinaridade e inovação, configurando-se como uma experiência formativa imersiva para os(as) integrantes do PET. “Essa atividade amplia a formação do pedagogo para além da grade curricular, estimulando a vivência acadêmica desde o início do curso e fortalecendo a construção da identidade profissional”, destacou a docente.

    As(os) novas(os) estudantes também avaliaram positivamente a experiência. Para a caloura Sofia Turibio, o acolhimento foi marcante: “Foi incrível, muito divertido. A gente brincou bastante, e isso deixou nossa entrada na universidade mais leve, os veteranos foram muito gentis, teve música, comida e muita informação. Conheci melhor o curso e aprendi coisas que não sabia sobre a universidade. Foi muito importante para mim”. Já a aluna Alice dos Anjos ressaltou a relevância informativa do encontro: “Foi maravilhoso, acolhedor e muito enriquecedor. Tivemos acesso a várias informações sobre bolsas, programas e projetos de extensão. Também fizemos um tour pela UFT, foi perfeito”, afirmou.

    O diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto, destacou a importância de ações como essa: “Temos muitas acolhidas realizadas pelos diferentes cursos de Palmas, parabéns ao PET da Pedagogia, por promoverem esse momento de integração dos novos estudantes à vida acadêmica. Essas ações de recepção fortalecem vínculos, apresentam a riqueza de nossa UFT e mostram que a formação vai além da sala de aula. É muito gratificante ver o empenho dos docentes, tutores e veteranos em tornar essa chegada mais humana, acolhedora e significativa para nossos calouros”, mencionou o gestor.

    Desafios e conquistas da formação em Pedagogia

    Segundo o coordenador do curso, professor José Carlos Freire,  a Pedagogia na UFT enfrenta desafios, mas acumula conquistas expressivas. Nos últimos anos, o curso obteve nota máxima (5) no processo de credenciamento junto ao Ministério da Educação, ampliou bolsas e programas de apoio estudantil (como PET, PIBID e PIIP) e consolidou uma proposta curricular que valoriza a inclusão, a diversidade sociocultural e a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Ele menciona que nesse contexto, iniciativas como a Acolhida Lúdico-Pedagógica fortalecem a permanência e o engajamento dos(as) acadêmicos(as), enriquecendo sua formação acadêmica e profissional desde o ingresso na universidade.

    Material publicado para consultas

    📄 O material informativo está disponível para consulta no link: https://docs.uft.edu.br/s/fzRAG1ydTX2-I-MqzXGYQg

    imagem site 2 - 2025-08-22 - PET Pedagogia realiza 27ª Acolhida Lúdico-Pedagógica no Câmpus de Palmas (Foto: Divulgação) (2)
    imagem site 2 - 2025-08-22 - PET Pedagogia realiza 27ª Acolhida Lúdico-Pedagógica no Câmpus de Palmas (Foto: Divulgação) (3)
    imagem site 2 - 2025-08-22 - PET Pedagogia realiza 27ª Acolhida Lúdico-Pedagógica no Câmpus de Palmas (Foto: Divulgação) (5)
    imagem site 2 - 2025-08-22 - PET Pedagogia realiza 27ª Acolhida Lúdico-Pedagógica no Câmpus de Palmas (Foto: Divulgação)
    imagem site 2 - 2025-08-22 - PET Pedagogia realiza 27ª Acolhida Lúdico-Pedagógica no Câmpus de Palmas (Foto: Divulgação) (4)
    imagem site 2 - 2025-08-22 - PET Pedagogia realiza 27ª Acolhida Lúdico-Pedagógica no Câmpus de Palmas (Foto: Divulgação)

    Tags:  Palmas,  Pedagogia Palmas,  Pedagogia,  PET,  Prograd.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.