Esse site utiliza cookies
PET Pedagogia realiza 27ª Acolhida Lúdico-Pedagógica no Câmpus de Palmas
O Programa de Educação Tutorial (PET), sob a tutoria da professora Rosilene Lagares, promoveu a 27ª edição da Acolhida Lúdico-Pedagógica para as(os) acadêmicas(os) ingressantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Câmpus de Palmas.
A atividade, que integra o plano de ações do PET para 2025, teve como objetivo proporcionar integração entre os(as) novos(as) estudantes e os(as) veteranos(as), fortalecendo vínculos acadêmicos por meio de dinâmicas, atividades culturais e momentos de partilha sobre a vida universitária. Além disso, buscou apresentar o significado da formação em Pedagogia, ressaltando a importância da universidade pública e da atuação profissional do pedagogo.
Durante a programação, os(as) calouros(as) participaram de atividades de apresentação do grupo PET PedPalmas e de orientações sobre o funcionamento do curso, áreas de atuação, estágios, programas de auxílio estudantil, uso do Cubo, confecção da carteirinha, acesso à internet e demais serviços da universidade. Houve também um tour pelo Câmpus e, ao final, o recolhimento de materiais recicláveis para a realização de oficinas de construção de brinquedos antigos, ação que contribuirá para a criação do Laboratório de Brinquedos do PET PedPalmas.
Segundo a professora Rosilene Lagares, o planejamento da Acolhida envolve princípios de trabalho coletivo, interdisciplinaridade e inovação, configurando-se como uma experiência formativa imersiva para os(as) integrantes do PET. “Essa atividade amplia a formação do pedagogo para além da grade curricular, estimulando a vivência acadêmica desde o início do curso e fortalecendo a construção da identidade profissional”, destacou a docente.
As(os) novas(os) estudantes também avaliaram positivamente a experiência. Para a caloura Sofia Turibio, o acolhimento foi marcante: “Foi incrível, muito divertido. A gente brincou bastante, e isso deixou nossa entrada na universidade mais leve, os veteranos foram muito gentis, teve música, comida e muita informação. Conheci melhor o curso e aprendi coisas que não sabia sobre a universidade. Foi muito importante para mim”. Já a aluna Alice dos Anjos ressaltou a relevância informativa do encontro: “Foi maravilhoso, acolhedor e muito enriquecedor. Tivemos acesso a várias informações sobre bolsas, programas e projetos de extensão. Também fizemos um tour pela UFT, foi perfeito”, afirmou.
O diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto, destacou a importância de ações como essa: “Temos muitas acolhidas realizadas pelos diferentes cursos de Palmas, parabéns ao PET da Pedagogia, por promoverem esse momento de integração dos novos estudantes à vida acadêmica. Essas ações de recepção fortalecem vínculos, apresentam a riqueza de nossa UFT e mostram que a formação vai além da sala de aula. É muito gratificante ver o empenho dos docentes, tutores e veteranos em tornar essa chegada mais humana, acolhedora e significativa para nossos calouros”, mencionou o gestor.
Desafios e conquistas da formação em Pedagogia
Segundo o coordenador do curso, professor José Carlos Freire, a Pedagogia na UFT enfrenta desafios, mas acumula conquistas expressivas. Nos últimos anos, o curso obteve nota máxima (5) no processo de credenciamento junto ao Ministério da Educação, ampliou bolsas e programas de apoio estudantil (como PET, PIBID e PIIP) e consolidou uma proposta curricular que valoriza a inclusão, a diversidade sociocultural e a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Ele menciona que nesse contexto, iniciativas como a Acolhida Lúdico-Pedagógica fortalecem a permanência e o engajamento dos(as) acadêmicos(as), enriquecendo sua formação acadêmica e profissional desde o ingresso na universidade.
Material publicado para consultas
📄 O material informativo está disponível para consulta no link: https://docs.uft.edu.br/s/fzRAG1ydTX2-I-MqzXGYQg