Esse site utiliza cookies
Pesquisadores da UFT colaboram em importante publicação científica sobre a fauna brasileira
Três pesquisadores das Coleções Científicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) do Câmpus de Porto Nacional – o biólogo André Silva Fernandes, o professor Tiago Kutter Krolow e o professor Paulo Lucinda – publicaram recentemente um artigo relevante sobre a biodiversidade brasileira. Intitulado "Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil: Setting the baseline knowledge on the animal diversity in Brazil", o estudo foi publicado no volume 41 da revista científica Zoologia.
O trabalho aborda o Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil (CTFB), uma plataforma online de acesso livre que compila todo o conhecimento disponível sobre a diversidade animal do país. Essa ferramenta é mantida por especialistas em diversos grupos da fauna brasileira, incluindo os três pesquisadores da UFT, que fazem parte do corpo de curadores.
Importância para a ciência e a conservação da biodiversidade
De acordo com o pesquisador André Silva Fernandes, o catálogo, que completou uma década, representa um marco no conhecimento científico da fauna brasileira. "Antes do advento do catálogo, para saber o número de espécies registradas para o Brasil de um determinado grupo animal, era necessário consultar inúmeros trabalhos científicos e compilar esses dados. Hoje, todas as informações estão disponíveis em uma única plataforma online, revisada periodicamente por especialistas", afirma Fernandes.
O catálogo não só se consolidou como a fonte mais confiável de informações sobre a biodiversidade animal do Brasil, como também permite identificar regiões do país pouco exploradas do ponto de vista faunístico, e grupos animais que necessitam de maior esforço de estudo. "A expectativa é de que o CTFB se consolide como a principal fonte de dados para estudos faunísticos e para a tomada de decisões sobre a conservação da biodiversidade animal do Brasil", complementa.
Contribuições específicas dos pesquisadores da UFT
Os pesquisadores da UFT contribuem com a atualização e manutenção de uma fração desse extenso banco de informações. "A fauna brasileira é a mais diversa do planeta, e o CTFB só é possível graças à cooperação coordenada de centenas de especialistas", explica Fernandes.
O pesquisador Tiago Kutter Krolow é responsável pela catalogação das moscas da família Tabanidae (mutucas) e dos insetos da ordem Embioptera. Já André Fernandes trabalha com besouros aquáticos e semiaquáticos das famílias Dryopidae, Elmidae e Lutrochidae. O pesquisador Paulo Lucinda é curador da Coleção de Peixes da UFT e responsável no catálogo pelos peixes de nadadeiras raiadas das famílias Anablepidae e Poeciliidae.
Essa colaboração reforça a importância da UFT na conservação e estudo da biodiversidade brasileira, destacando-se como uma instituição comprometida com o avanço do conhecimento científico e com a preservação da rica fauna do Brasil.
Para saber mais, acesse o Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil.