Esse site utiliza cookies
Período para comunidade universitária participar da Avaliação Institucional 2025 segue até 28 de novembro
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) deu início, há um mês (13 de outubro), ao período para que a comunidade universitária - docentes, técnicos administrativos, estudantes e egressos) - participem da Avaliação Institucional 2025. O formulário para a Avaliação está disponível para acesso até o dia 28 de novembro de 2025, e a participação da comunidade acadêmica é essencial para o processo.
De acordo com as informações da CPA, a avaliação permite que os integrantes da comunidade universitária expressem percepções e opiniões sobre o desempenho da Universidade em suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e infraestrutura. O objetivo é identificar as necessidades e propor melhorias na qualidade institucional, fortalecendo a gestão universitária. Ao responder o formulário, cada participante contribui para ações que tornam a Universidade Federal do Tocantins (UFT) mais acolhedora, eficiente e alinhada às demandas da comunidade.
Entenda mais
Criado em 2014 pela Lei Federal n o . 10.861, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três “macro-componentes”: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. A fim de avaliar critérios fundamentais que norteiam os referidos componentes, o Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instituiu diferentes indicadores, a fim de mensurar, na sua totalidade, a qualidade do ensino superior brasileiro.
A avaliação institucional é realizada anualmente e compreende cinco eixos: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura física. Considerando esses cinco eixos, os principais aspectos avaliados são o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social e ambiental, o desempenho dos estudantes, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações. É importante destacar que para cada um desses aspectos foram estabelecidas metas e ações que a UFT comprometeu-se a cumprir em um prazo de quatro anos. Tudo é detalhado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), um dos principais documentos de gestão da Instituição.
No sítio de internet da Comissão (www.uft.edu.br/cpa) estão disponíveis todos os relatórios de resultados de avaliações anteriores.