Esse site utiliza cookies
Oficinas de Acolhimento fortalecem vínculo e bem-estar emocional dos novos estudantes do Câmpus de Palmas
O Serviço de Apoio Social, Pedagógico e Psicológico (Saspp), do Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT),
promove as Oficinas de Acolhimento para os estudantes ingressantes dos cursos de graduação. As ações proporcionam um momento de escuta, reflexão e troca de experiências, fortalecendo o cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional dos acadêmicos no início da vida universitária.
De acordo com a psicóloga Meirilene Mendes Teixeira, o Saspp mantém a iniciativa há 15 anos, realizada após o primeiro mês de vivência acadêmica. “O momento permite que os estudantes já tenham formado impressões e sentimentos sobre a transição para o ensino superior. Durante o encontro, são discutidos tanto os aspectos positivos quanto os desafios da adaptação, incluindo a gestão do tempo e da rotina de estudos, além das relações interpessoais em um ambiente tão diverso”, explica.
Patrícia Rezende do Nascimento, pedagoga no Saspp, menciona que a ação busca divulgar uma estrutura de apoio disponível promovendo sentimento de segurança e pertencimento, fortalecendo o vínculo dos estudantes com o curso e incentivando a percepção de novas demandas de aprendizagem. “Alguns estudantes chegam inseguros, desconsiderando toda a bagagem que acumulam até esse momento. A oficina valida experiências e competências já adquiridas, ao mesmo tempo em que estimula a percepção de novos desafios e habilidades necessárias para o sucesso na universidade”, menciona.
Neste semestre, as Oficinas de Acolhimento já foram realizadas com estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Medicina, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Teatro, Filosofia, Enfermagem, Nutrição, Pedagogia, Administração e Ciência da Computação, estando disponíveis a outros cursos que desejarem a ação entre os calouros do Câmpus de Palmas. De acordo com a equipe do Saspp, a oficina é oferecida a todos os cursos de graduação, sendo organizada conforme a anuência das coordenações, já que são necessárias duas horas de aula para a realização da atividade.
“A oficina é um exemplo do nosso compromisso com a saúde mental, o bem-estar e a aprendizagem dos nossos estudantes. Eu acredito que ao oferecer espaços de reflexão e troca de experiências, fortalecemos o vínculo dos alunos com a universidade. Reconheço que eles vão enfrentar muitos desafios acadêmicos e precisam ter esse apoio, pois estamos aqui para contribuir para que se sintam acolhidos e preparados. É gratificante ver iniciativas como essa acontecendo, elas valorizam tanto o desenvolvimento pessoal quanto o sucesso acadêmico de nossos estudantes”, pontua o diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto.
“O papel do acolhimento inicial dos alunos, envolvendo os cursos específicos, que inclusive são os próprios solicitantes da ação, é fundamental para dar transparência aos serviços de assistência estudantil oferecidos pela Universidade. A ideia é compartilhar e dividir tarefas, temos uma equipe atuando em diferentes frentes para que os estudantes ingressantes se sintam acolhidos e pertencentes, e que possam se reconhecer desde o início. Temos um espaço institucional preparado para atender suas necessidades, sejam elas específicas ou não, identificadas também nesse processo de adaptação ao ensino superior.” destacou o professor Kedson Raul de Souza Lima, consultado quando estava na gestão da Coordenação de Estágio e Assistência Estudantil (Coest), à qual o Saspp é vinculado.