Esse site utiliza cookies
Oficina de acolhimento às pessoas em situação de violência encerra capacitação na campanha "Assédio não passa"
Após dois dias de evento, a campanha “Assédio não passa” encerrou a parte de capacitação dos servidores com a oficina de acolhimento às pessoas em situação de violência, ministrada pela psicóloga e professora Dr.ª Juliana Biazze, na tarde da última quinta-feira (7), no Auditório da Reitoria, em Palmas. A oficina foi uma continuação das palestras anteriores, aplicando os ensinamentos das procuradoras federais Daniela Carvalho e Carliane Carvalho no processo de lidar com uma vítima de assédio e/ou discriminação dentro do ambiente universitário.
Na parte da manhã, as duas procuradoras voltaram a falar sobre os tipos de assédios sexual e moral, como podem ser identificados e denunciados, e também relataram casos verídicos, como forma de exemplificação de cada tipo de agressão ocorrida - se assédio vertical, horizontal ou misto, com presença ou não de hierarquia funcional. Também explanaram sobre o que é assédio moral e o que é conflito no ambiente de trabalho, explicitando que o assédio moral se substancia quando há atentado contra a dignidade, quando há isolamento e recusa de comunicação, quando há degradação proposital das condições de trabalho e quando ocorrem violências verbal, física ou sexual.
Durante toda a tarde, os participantes foram orientados a como ouvir de maneira eficiente às vítimas de violência e como direcioná-las para os canais de denúncia disponíveis, utilizando como referência as diretrizes já estabelecidas do Humaniza SUS, política do Ministério da Saúde que visa promover a humanização no atendimento e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, os servidores puderam sanar dúvidas a respeito da implementação dos grupos de apoio da Ouvidoria da Mulher, que estarão em todos os câmpus da UFT para acolher e orientar as vítimas com maior proximidade e eficiência.
Aplicação na área de atuação
Os servidores Camila Flor e Lucas Ferreira estão entre os que participaram das oficinas ofertadas na campanha. Eles atuam nas áreas de Assistência Estudantil (Diest), do Câmpus de Gurupi; e no setor de Procedimentos Administrativos e Disciplinares (CPAD), em Palmas, respectivamente.
Camila, que é enfermeira, disse ao Portal da UFT que a temática é extremamente importante de ser abordada e apontou que "o aprendizado aqui ocorrido vai ajudar na delimitação, dar um norte, uma clareza maior, na definição das situações com as quais me deparo no meu dia-a-dia de trabalho". Já Ferreira destacou que "o conhecimento adquirido é valioso, e será aplicado também na minha rotina de trabalho, visto que vai me ajudar na análise dos processos no meu setor", disse.
Confira, abaixo, outras imagens do último dia de capacitação.