Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Doutorado da UFT oferece experiência prática em gestão pública
    FORMAÇÃO

    Doutorado da UFT oferece experiência prática em gestão pública

    Gespol promove aprendizado prático e produção científica por meio da Residência e da Incubadora de Políticas Públicas

    Por  Lidiane Machado | Revisão: Daniela Camargos  | Publicado em 28/08/2025 - 17:47  | Atualizado em 28/08/2025 - 20:11
    Compartilhe:

    A Universidade Federal do Tocantins (UFT) se destaca com o Doutorado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (Gespol), que integra teoria e prática de forma inovadora. Por meio da disciplina de Residência em Políticas Públicas, os alunos têm a oportunidade de vivenciar, o cotidiano da gestão pública em órgãos municipais, estaduais, federais e organizações sociais. O objetivo é aprimorar a gestão pública e desenvolver soluções aplicadas a problemas reais, com acompanhamento de professores e profissionais especializados.

    Para a professora do Gespol Suzana Gilioli da Costa Nunes, a Residência representa um espaço de experimentação e construção coletiva do conhecimento, onde teoria e prática se unem para gerar soluções que atendem às demandas reais da gestão pública. Ela destaca que os Produtos Técnicos Tecnológicos desenvolvidos pelos doutorandos refletem o compromisso do programa com o rigor acadêmico e a inovação social, contribuindo para a melhoria das políticas públicas e o fortalecimento da relação entre Estado e sociedade.

    Além de proporcionar uma experiência prática enriquecedora, a Residência tem impulsionado a produção científica, com diversos artigos e trabalhos técnicos publicados em periódicos nacionais. A proposta do Gespol vai além do ensino tradicional ao promover a aprendizagem por projetos e fortalecer o diálogo entre Estado e sociedade.

    Outra professora do Gespol, Keile Aparecida Beraldo, reforça que as disciplinas de Residência em Políticas Públicas I e II são fundamentais para a formação dos estudantes, permitindo-lhes atuar diretamente em órgãos públicos e organizações sociais, focados na melhoria da gestão e das políticas públicas.

    Complementando essa iniciativa, o Gespol criou a Incubadora de Políticas Públicas, um projeto colaborativo que envolve docentes, discentes e a comunidade externa. A incubadora busca incentivar a criação de políticas públicas inovadoras e promover a sustentabilidade social, fomentando soluções concretas para desafios sociais locais.

    Confira algumas ações dos doutorando e professores do Gespol:

    Ações dos professores e doutorando do Gespol (1).jpeg
    Ações dos professores e doutorando do Gespol (2).jpeg
    Ações dos professores e doutorando do Gespol (5).jpeg
    Ações dos professores e doutorando do Gespol (3).jpeg
    Ações dos professores e doutorando do Gespol (4).jpeg
    Ações dos professores e doutorando do Gespol (6).jpeg

    Leia também

    Documentário produzido por pesquisadora do Gespol/UFT joga luz sobre o trabalho e os desafios de pescadores do Tocantins
    Documentário produzido por pesquisadora do Gespol/UFT joga luz sobre o trabalho e os desafios de pescadores do Tocantins
    Wednesday, 13 de August de 2025


    Tags:  Formação Profissional,  Gespol,  Palmas,  Doutorado,  Residência em Políticas Públicas,  Incubadora de Políticas Públicas.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.