Esse site utiliza cookies
Mais de 2,6 mil estudantes vão poder fazer o Exato sem pagar nada em outubro de 2025
Um total de 2.650 estudantes vão poder fazer a prova do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins sem pagar nada em outubro de 2025. Esse é o número de pedidos de isenções deferidos pela Comissão Permanente de Seleção da Universidade Federal do Tocantins (Copese/UFT), realizadora do Exato, e corresponde a 79% do total de solicitações protocoladas nesta edição (3.362).
O resultado definitivo dos pedidos de isenção e a resposta aos recursos foram publicados na página oficial www.uft.edu.br/exato20252.
Do total de isenções concedidas, 99% se enquadram no critério 1 do edital de abertura, para estudantes de baixa renda inscritos no CadÚnico. Oito estudantes obtiveram isenção pelo critério 2, para estudantes de baixa renda que cursaram ou estão cursando o Ensino Médio em escolas públicas, ou como bolsistas na rede particular, e 26 estudantes obtiveram isenção pelo critério 3, exclusivo para indígenas e quilombolas.
O número de pedidos de isenção nesta segunda edição do Exato de 2025 (3.362) mais que dobrou em relação à primeira edição do exame deste ano, realizada em maio, quando cerca de 1,4 mil estudantes pleitearam o benefício.
Além disso, o número de isenções concedidas (2.650) supera o triplo de isenções deferidas no primeiro semestre (851). Se na primeira edição de 2025 do Exato 59% dos pedidos de isenção tiveram sucesso, agora esse percentual chegou a 79%.
Após a divulgação do resultado preliminar, 34 solicitantes protocolaram recursos e, após a análise, 15 indeferimentos foram revertidos.
Inscrições
As inscrições para quem quer fazer a prova do Exato em outubro seguem abertas até o dia 10 de setembro, e quem solicitou a isenção também precisa preencher o formulário próprio de inscrição no exame.
Para os estudantes que tiverem seus pedidos deferidos, após preencher o formulário de inscrição, basta desconsiderar o boleto de pagamento gerado automaticamente pelo sistema e aguardar. O status da inscrição irá permanecer "aguardando confirmação" e só será alterado para "confirmado" após o processamento das inscrições, a partir do dia 10 de setembro.
Já os estudantes que tiverem seus pedidos indeferidos, além de preencher o formulário de inscrição até o dia 10, precisam efetuar o pagamento do boleto até o dia 11 de setembro para assegurar sua participação no exame.