Esse site utiliza cookies
Livro “Arqueogenealogias do Discurso do Norte” analisa as relações de poder no Tocantins
Foi lançado recentemente o livro Arqueogenealogias do Discurso do Norte, sentidos e sujeitos tocantinenses, uma obra acadêmica que se aprofunda nas complexas relações de saber e poder no contexto específico do estado do Tocantins. O autor, Thiago Barbosa Soares, professor do Câmpus de Porto Nacional e responsável pelo curso de Letras, organiza os estudos a partir do projeto de pesquisa intitulado "Norte em (dis)curso: relações de poder nas projeções identitárias sobre o Tocantins".
A obra, que já está disponível ao público, propõe uma análise Arqueogenealógica do Discurso como base teórica e metodológica. Por meio dessa abordagem, Thiago investiga as dinâmicas discursivas que orientam e estruturam os sentidos nas matérias jornalísticas do estado, revelando as forças sociopolíticas que atuam nesses discursos.
Thiago Soares utiliza conceitos fundamentais da teoria, como unidade de discurso, objetivização, governamentalidade, formação discursiva, dispositivo e episteme para decifrar as forças invisíveis que moldam as projeções identitárias sobre o Tocantins. A obra não só reflete sobre a construção desses discursos, mas também sobre suas implicações sociais e políticas, oferecendo uma análise aprofundada do papel que os discursos têm na constituição da identidade regional.
A publicação, resultado de uma pesquisa acadêmica sólida, é uma contribuição relevante para os estudos de comunicação, sociologia e ciências sociais, sendo também uma ferramenta importante para profissionais da área que desejam compreender as interações entre discurso, poder e identidade na contemporaneidade.