Esse site utiliza cookies
Universidade Federal do Tocantins lança campanha para substituir copos descartáveis por opções reutilizáveis
Diariamente, o copo descartável é amplamente utilizado no Brasil, especialmente para o consumo de café e água. No entanto, ao considerar os impactos ambientais, percebe-se que essa escolha pode gerar consequências significativas e de longo prazo para o meio ambiente. Visando reduzir estes impactos ambientais gerados pelo uso excessivo de copos descartáveis, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proad) e da Divisão de Almoxarifado Central (Dialc), iniciou uma nova campanha institucional voltada à conscientização ambiental.
A iniciativa faz parte do Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS), estabelecido pela Resolução Consuni nº 137/2025, e tem como objetivo incentivar a adoção de práticas mais sustentáveis por toda a comunidade acadêmica. Para fazer solicitações no Almoxarifado Virtual, é necessário estar devidamente cadastrado como requisitante da UFT.
Um simples copo descartável pode levar mais de 200 anos para se decompor na natureza, contribuindo significativamente para o aumento do volume de resíduos no planeta e impactando diretamente a qualidade de vida. Além disso, sua produção consome grandes quantidades de água e energia, e, somado a isso, utiliza plástico derivado do petróleo, um recurso não renovável. Por outro lado, gera emissões de gases de efeito estufa tanto na fabricação quanto no descarte incorreto.
Diante disso, a campanha tem como objetivo mudar essa realidade, substituindo os copos descartáveis por itens reutilizáveis, como copos de vidro, canecas e xícaras.
Almoxarifado Virtual com praticidade
Para facilitar o acesso dos interessados em aderir à campanha, já estão disponíveis algumas alternativas duráveis e reutilizáveis, tais como:
- Copos de vidro (230 ml);
- Canecas de vidro (300 ml);
- Xícaras de café.
A Proad recomenda que antes de solicitarem os copos descartáveis, as unidades gestoras da UFT façam um estudo avaliativo criterioso para consumo interno, e seja incentivada a aplicação dos utensílios reutilizáveis entre as suas equipes,