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Laboratório do curso de Teatro apresenta espetáculo em congresso na Paraíba
O Laboratório de Pesquisa e Extensão em Composição Poética Cênica, Narratividade e Construção de Conhecimento (Conac) do curso de licenciatura em Teatro fará duas apresentações em João Pessoa, Paraíba, como parte da programação oficial do XXXIV Congresso da Federação de Arte/Educadores do Brasil (ConFAEB), entre os dias 18 e 21 de novembro de 2025, com o espetáculo Amortecedor.
O ConFAEB é o evento mais importante da área da Arte/Educação no Brasil hoje, por congregar pessoas de todas as regiões do país e representantes de outros países, em especial da América do Sul, para debater os temas centrais, atuais e urgentes da área. O congresso tem uma importante incidência política, pedagógica e artísticas sobre como se efetiva o Ensino de Artes Visuais, de Dança, de Música e de Teatro na Educação Básica.
“Ter nossas/os estudantes da graduação fazendo parte da programação oficial do evento é um importante reconhecimento do trabalho que temos oportunizado na UFT para a formação de docentes de teatro e uma experiência valiosa para a qualificação profissional das/os estudantes participantes”, comenta o Prof. Dr. Juliano Casimiro.
Além de apresentar o espetáculo no congresso, um dos integrantes do grupo, Jairo Faria, apresentará a pesquisa científica (Pibic), que está desenvolvendo na UFT, sob orientação do Prof. Dr. Juliano Casimiro.
Sobre o espetáculo
Amortecedor já foi apresentado 17 vezes no Tocantins para públicos de Palmas, Gurupi e Miracema. AMORtecedor é uma Composição Poética Cênica, do Conac (Grupo de pesquisa em teatro da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins). O espetáculo centra-se em cinco díades sobre possíveis consequências do AMOR - os limites entre: iludir-se e esperançar; cuidar e aprisionar; ceder e diluir-se; perder-se de si e devolver-se a si; culpabilizar e responsabilizar-se.
O espetáculo transita entre teatro, dança, música, artes visuais, audiovisual e performance, e é livremente inspirado na obra “Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse”, de Igor Pires. AMORtecedor investiga as consequências negativas sobre o amor, desde convívios conjugais cotidianos, convidando as pessoas que espectam a adentrar nalgumas complexidades, sofrimentos, tomadas de consciência e de decisão nos enlaces presentados em cena. A criação em Composição Poética Cênica é um exercício pessoal de se questionar a si e ao mundo diante da plateia, para que, por extensão e empatia, esse questionamento possa ser feito também por quem especta.
A perspectiva sempre intimista dos espetáculos do Conac é, em verdade, um convite à comunhão, para que esse ‘questionar-se a si mesma e ao mundo’ se efetive coletivamente. AMORtecedor é um espetáculo sensorial, em que diferentes dinâmicas de iluminação, sonoridade e contato, são particularmente pensadas, para que a plateia possa des-racionalizar a experiência na fruição teatral. A criação do espetáculo segue uma dimensão performativa da estrutura: não criamos cenas, mas células que se apresentam como unidades de sentido completas em si mesmas. Ou seja, podem ser apresentadas em separado e terão sentido cênico plausível. A organização tempo-espacial das células segue uma dinâmica de paralelismo e não de sequencialidade. Ou seja, duas ou mais células diferentes podem ser apresentadas simultaneamente e em diferentes combinações cênicas.
Parte das células é pensada desde os princípios artísticos do teatro (com diálogos e coros cênicos), outras da dança (com coreografias), outras da execução musical ao vivo (canto à capela e acompanhado de violão), outras, ainda, de protocolos performativos. As visualidades estão fortemente presentes nas escolhas dos objetos de cena e na constituição da dramaturgia da iluminação, que é um elemento estético bastante característico do espetáculo. Um princípio importante da criação em Composição Poética Cênica é a repetição. Uma mesma ação é repetida em diferentes células, por diferentes pessoas, e com explorações diversas sobre seus tempos e modos de execução. Essa escolha tem por princípio o adensamento das possibilidades de sentido que cada ação ganha, toda vez que ela é realizada novamente em cena e em contextos e modos diversos.
Por considerar esses encaminhamentos poéticos, estéticos e cênicos, não trabalhamos com narrativas lineares, mas sim com fluxos de tomadas de consciência, que podem seguir veios muito diversos para cada pessoa que especta, a depender de a que células em execução a pessoa desprenda mais tempo da sua atenção.
Ficha Técnica do Espetáculo
Encenador: Juliano Casimiro
Coreógrafa: Liu Moreira
Composição Musical: Heitor Oliveira
Condução dos Cantos Cênicos: Arthur Paião e Jairo Faria
Suporte Musical: Adriana dos Reis Martins, Bruno Barreto e Fabrício Ferreira
Foto: Aline Milani
Elenco: Aline Brito; Amanda Diniz; Antonio Frota; Arthur Paião; Dalila Xavier; Fe Lima; Isabelle Rodrigues; Jairo Faria; Leo Lamim; Ludo Vasconcelos; Pablo Kill; Tiago Wender.
Sobre o Conac
Desde sua origem, em 2013, com o espetáculo “Ninguém Matou”, o grupo tem se voltado para pesquisas que articulem investigação das possibilidades cênicas mais atuais, com temas importantes para a equipe do espetáculo e para os locais e públicos em que e para quem as produções são apresentadas.
Após a trilogia de estreia do Conac, sobre identidade e imaginário tocantinenses, o grupo vem se dedicando a estudar e propor composições cênicas sobre as consequências negativas daquilo que a sociedade compreende como amor, em suas diferentes facetas, momentos históricos e contextos geopolíticos. Nessa toada, o Conac já produziu os espetáculos “Amanda”, “Cenas de Amor Não Tão-Românticas” e, agora, o “Amortecedor”. Trata-se, portanto, de uma pesquisa temática continuada, que tem por finalidade desracionalizar a experiência do público com o tema e com o teatro, já que são tentativas teatrais de enfatizar um modo estesiológico de se aproximar das temáticas contemporâneas.
Além das produções artísticas, o Conac tem se dedicado a pesquisas teóricas e pedagógicas sobre o Ensino do Teatro na Educação básica e a projetos de formação continuada de docentes em exercício. O Conac coordena uma rede de pesquisa nacional, com integrantes de todas as regiões administrativas do Brasil sobre Metodologias para o Ensino de Teatro e Formação de Professoras/es para atuarem na Educação Básica Brasileira.
Mais informações sobre o Conac podem ser encontradas no perfil do instagram @ grupoconac.uft
Com informações do Conac