Esse site utiliza cookies
Inscrições abertas para o Programa de Acessibilidade e Educação Inclusiva (Paei)
A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proest) lançou nesta terça-feira, 27, o Edital nº 51/2025, que trata da seleção de estudantes para o Programa de Acessibilidade e Educação Inclusiva (Paei). As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro de 2025, por meio do sistema Cubo da UFT.
O Paei tem como objetivo promover a inclusão e garantir condições de permanência na universidade para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, que estejam regularmente matriculados nos cursos de graduação presencial da UFT e em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Quem pode participar
- O edital é voltado a estudantes que atendam cumulativamente os seguintes critérios:
- Estar matriculado(a) em curso de graduação presencial da UFT;
- Ter estudo socioeconômico deferido e vigente no Programa de Indicadores Sociais (PISO);
- Ser pessoa com deficiência (visual, física, auditiva, intelectual, múltipla); com Transtorno do Espectro Autista (TEA); com Transtornos Globais do Desenvolvimento ou com altas habilidades/superdotação;
- Estar cursando, no mínimo, 240h de disciplinas obrigatórias do curso de ingresso (com exceções previstas no edital);
- Não ter ultrapassado o tempo máximo do curso (salvo casos com prorrogação autorizada).
Estudantes ingressantes por meio da reserva de vagas para pessoas com deficiência (Lei nº 12.711/2012) estão dispensados da apresentação do laudo médico exigido para os demais candidatos.
Auxílio financeiro
Serão ofertadas 20 vagas com convocação imediata, sem formação de cadastro reserva. O valor do auxílio é de R$ 550,00 mensais, com vigência de seis meses, iniciando em setembro de 2025 e encerrando em fevereiro de 2026. O pagamento será feito via PIX, exclusivamente por meio do CPF do estudante beneficiado.
Etapas do processo
A seleção será feita com base nos critérios socioeconômicos e acadêmicos dos candidatos. Terão prioridade estudantes das Classes I e II do Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS), conforme metodologia da Proest. Estudantes já graduados poderão participar, mas a prioridade será para quem ainda está na primeira graduação.
O resultado parcial está previsto para o dia 11 de setembro, com prazo de recurso no dia 12 de setembro. O resultado final deve ser publicado no dia 16 de setembro, no site da UFT e na página da Assistência Estudantil.
Em caso de dúvidas, os estudantes podem procurar o Setor de Assistência Estudantil do seu câmpus ou entrar em contato com a Proest pelo WhatsApp (63) 3229-4211 ou e-mail: cae@uft.edu.br