Esse site utiliza cookies
18º Congresso Internacional em Direitos Humanos, promovido pelo TJTO, Esmat e UFT abre inscrições
Estão abertas as inscrições gratuitas para o XVIII Congresso Internacional em Direitos Humanos, que será realizado de 11 a 14 de novembro de 2025. Considerado o maior evento da área no Tocantins, o congresso é promovido pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), com organização do Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (PPGPJDH). O encontro reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater “O Futuro dos Direitos Humanos na Era da Inteligência Artificial” e refletir sobre os limites éticos, jurídicos e sociais do uso da tecnologia na vida pública.
O evento ocorrerá no auditório do TJTO e será transmitido ao vivo pelo canal da Esmat no YouTube, permitindo a participação de interessados de todo o estado, inclusive das comarcas do interior. Especialistas do Brasil, da Espanha, da China e dos Estados Unidos estarão presentes para fomentar o diálogo entre Direito, tecnologia e direitos fundamentais.
Segundo o coordenador científico e professor da UFT, Tarsis Barreto de Oliveira, “O evento ocorre tradicionalmente há mais de 10 anos, coroando as ações acadêmicas e profissionais desenvolvidas no programa. Na edição do ano passado, reuniu mais de 900 inscritos, nas modalidades presencial e virtual”, destaca. Para 2025, a expectativa é ampliar ainda mais esse alcance, fortalecendo o debate sobre Justiça, tecnologia e direitos humanos em um contexto de transformação digital" afirma.
Homenagem
Nesta edição, será prestada homenagem à brasileira Patrícia Florissi, diretora técnica do Google Cloud em Nova York e referência internacional em tecnologias emergentes. O congresso é coordenado pelo desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Esmat, com coordenação científica do professor Tarsis Barreto de Oliveira, da UFT. A parceria da Universidade Federal do Tocantins reforça o caráter acadêmico e interdisciplinar do evento, promovendo a integração entre magistratura e ensino superior.
Além disso, o evento conta com o apoio de instituições como Copedem, Eletrobras, Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), Capes, Fapto, Conselho Nacional de Educação (CNE) e Ilanud.
Mais informações sobre a programação podem ser obtidas pelo Núcleo de Pós-Graduação da Esmat (Npos), ou pelos telefones (63) 3142-2443 / 3142-2516 e-mail posesmat@gmail.com. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Esmat)