Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Incubadora Social da UFT oferta curso intensivo de produção de massas em Gurupi
    NOVIDADE

    Incubadora Social da UFT oferta curso intensivo de produção de massas em Gurupi

    Aulas acontecem de 12 a 17 de agosto. Inscrições já estão abertas!

    Por  Bianca Zanella  | Publicado em 24/07/2024 - 18:30  | Atualizado em 24/07/2024 - 18:37
    Compartilhe:

    A Incubadora Social para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Social vai chegar a mais um município do Tocantins a partir do mês de agosto. Além de Araguaína e Palmas, onde acontecem atendimentos psicossociais e diversos cursos e oficinas da Incubadora Social, Gurupi vai receber pelo menos um curso realizado através deste projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT). De 12 a 17 de agosto será realizado o Curso de Produção de Massas. A oferta do Curso de Produção de Doces também está sendo discutida com o município e poderá ser confirmada nos próximos dias.

    Produção de massas (Foto: Divulgação)
    Foto: Divulgação

    Para o Curso de Massas são ofertadas 75 vagas em duas turmas, uma com aulas pela manhã, das 7h às 11h, e outra com aulas durante a tarde, das 13h às 17h. As atividades serão realizadas no Centro de Integração e Proteção Humana, localizado na Avenida Guanabara entre as ruas 8 e 9, no centro de Gurupi.

    O programa do curso inclui mais de 15 massas e técnicas diferentes para a produção de salgadinhos assados de festa em geral (enroladinhos, esfihas e outros), quiches, pães salgados variados (de beterraba, de cenoura, de leite etc.), pão doce, rosca doce, mini pizza, cuca gaúcha, panetone e chocotone. As participantes vão aprender a trabalhar com fermentação biológica, química e também irão conhecer a receita de pão-folha, que não leva fermento. Além disso, vão aprender boas práticas na cozinha e formas de "enriquecer o pão" para uma alimentação diária mais saudável e rica em nutrientes, inclusive com o aproveitamento de talos, folhas, sobras de cascas de frutas e legumes, e outros ingredientes que muitas vezes são descartados, mas que podem ser utilizados para acrescentar vitaminas ao pãozinho da família.

    A ministrante será Rosanne Panovitch, professora de gastronomia com ampla experiência em produção de alimentos que já ministrou, com sucesso, cursos de massas de projetos da UFT em municípios como Tocantinópolis, Dianópolis e outros. "Vamos manter o formato que já deu certo nas outras cidades, com a diferença de que nesta edição acrescentamos a técnica de panetone, porque como a gente está na segunda metade do ano, daqui a pouco começa a busca por esse produto que pode servir como uma fonte de renda bem legal para as participantes", explica a professora.

    Segundo Rosanne, a proposta é que as atividades sejam leves e totalmente voltadas para a prática. A ideia é que as participantes possam facilmente reproduzir o que aprenderem no curso em casa, com utensílios comuns de cozinha, sem a necessidade de adquirir produtos especiais. "Até quem nunca teve contato com nenhum tipo de cozinha vai sair sabendo fazer salgados, vários tipos de pães e massas em geral, tanto para o consumo da própria família quanto para quem deseja aprender uma forma de obter uma nova fonte de renda, que é o nosso principal objetivo", pontua Rosanne. "As participantes vão poder descobrir como é prazeroso mexer com massas, como é fácil transformar trigo em uma fonte de renda e como nunca mais errar uma receita de pão utilizando as técnicas corretas".

    As inscrições são gratuitas e o projeto irá fornecer todo o material necessário para as aulas. A realização dos cursos da Incubadora Social em Gurupi é resultado de uma parceria firmada entre a Pró-Reitoria de Extensão da UFT, por meio da coordenação do projeto, e a prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e Cidadania.

    Os cursos são abertos a qualquer pessoa interessada, a partir de 12 anos, mas terão prioridade para ocupar as vagas mulheres em situação de vulnerabilidade social, com baixa renda e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). As inscrições devem ser feitas no próprio local (Centro de Integração e Proteção Humana), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/Whatsapp (63) 99920-3557.

    Serviço:

    O quê:

    Curso de Produção de Massas Doces e Salgadas

    Quando:

    de 12 a 17 de agosto (segunda a sábado)

    Horários:

    Turma 1: das 7h às 11h

    Turma 2: das 13h às 17h

    Onde:

    no Centro de Integração e Proteção Humana. Av. Guanabara entre as Ruas 8 e 9 - Centro (Gurupi/TO)

    Como se inscrever:

    no local, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h

    Contato para mais informações:

    (63) 99920-3557


    Tags:  Extensão,  Proex,  Incubadora Social,  Gurupi.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.