Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Localização e ContatosAcesso à InformaçãoConcursos e SeleçõesComunicaçãoOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    I Congresso Tocantinense de Alimentação e Nutrição promove debates sobre saúde, bem-estar e sustentabilidade
    COTAN

    I Congresso Tocantinense de Alimentação e Nutrição promove debates sobre saúde, bem-estar e sustentabilidade

    Realizado em Palmas, o congresso celebra os 15 anos do curso de Nutrição da UFT

    Por  Daniel dos Santos e Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 01/09/2024 - 21:55  | Atualizado em 03/09/2024 - 13:48
    Compartilhe:

    Entre os dias 28 e 30 de agosto de 2024, o I Congresso Tocantinense de Alimentação e Nutrição (COTAN) reuniu profissionais, estudantes e pesquisadores no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), no Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento, organizado para comemorar os 15 anos do curso de Nutrição da UFT, buscou atualizar os participantes sobre as últimas tendências da área, promovendo debates sobre consumo consciente, saúde e sustentabilidade.

    Discussões relevantes e falas inspiradoras

    O congresso contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e de renomados pesquisadores de instituições como UFT, USP, UnB e Fiocruz. A pesquisadora Renata Bertazzi Levy, da USP, destacou em sua palestra a classificação Nova, lançada em 2010, que propõe uma forma diferenciada de entender a alimentação.

    mulheres estão sentadas diante de uma mesa com microfone na mão
    Pesquisadoras Renata Levy e Cláudia Tramontt participaram de mesa no evento (Foto: Daniel dos Santos)

    “Essa classificação mudou o paradigma de como vemos a alimentação. Anteriormente, as recomendações eram baseadas apenas nos nutrientes, sem considerar o nível de processamento industrial dos alimentos ou seus efeitos adicionais à saúde,” explicou Renata. Ela também detalhou a divisão dos alimentos em quatro grandes grupos: in natura ou minimamente processados, ingredientes culinários processados, alimentos processados, e ultraprocessados. “Os ultraprocessados, por exemplo, são formulações industriais que devem ser evitadas, pois estão associadas a diversas doenças crônicas,” alertou a pesquisadora.

    Outro destaque do evento foi a participação de Cláudia Tramontt, doutora em Nutrição em Saúde Pública, que ressaltou a importância do Guia Alimentar para a População Brasileira, que completa 10 anos em 2024. “O guia é a nossa ferramenta oficial, orientando sobre alimentação adequada e saudável, não apenas para nutricionistas, mas para todos os profissionais de saúde e a população em geral. Ele também impulsiona políticas públicas que facilitam o acesso a alimentos saudáveis,” afirmou Cláudia.

    Experiência dos participantes e expectativas futuras

    Para os participantes, o congresso foi uma oportunidade valiosa de aprendizado e troca de experiências. A nutricionista Lud Moreira, egressa da UFT, destacou a importância da atualização constante: "É fundamental estar sempre atualizado, mesmo após a graduação, sobre políticas públicas e práticas clínicas. O guia alimentar foi um dos temas que mais me chamou a atenção," disse Lud.

    Mulher jovem, de pele branca e óculos sorri pra foto com auditório ao fundo
    Nutricionista Lud Moreira é egressa da UFT e quis participar para se atualizar (Foto: Daniel dos Santos)

    Já Ranna Gomes, estudante do sexto período de Nutrição na UFT, comentou sobre a qualidade das palestras e minicursos: "Os profissionais são extremamente competentes, e o conteúdo é relevante para a nossa formação. Estou impressionada com o nível das informações apresentadas," relatou Ranna.

    A professora Sônia Lopes, uma das organizadoras do evento, explicou que o congresso foi planejado para ser um marco na área de Nutrição em Tocantins. "Queremos que o Cotan se torne um evento regular, acontecendo a cada dois anos, para fortalecer a área de Alimentação e Nutrição no estado," afirmou. Ela também destacou a função social do evento, que facilitou o acesso de profissionais do interior a um espaço de debate e atualização.

    20240829_cotannutrição_danieldossantos (1).jpg
    20240829_cotannutrição_danieldossantos (7).jpg
    20240829_cotannutrição_danieldossantos (4).jpg
    20240829_cotannutrição_danieldossantos (6).jpg
    20240829_cotannutrição_danieldossantos (5).jpg
    20240829_cotannutrição_danieldossantos (9).jpg
    20240829_cotannutrição_danieldossantos (2).jpg
    20240829_cotannutrição_danieldossantos (8).jpg
    20240829_cotannutrição_danieldossantos (11).jpg
    20240829_cotannutrição_danieldossantos (3).jpg
    20240829_cotannutrição_danieldossantos (10).jpg

    Perspectivas para o futuro

    O I Cotan encerrou com um sentimento de realização e perspectivas positivas para o futuro. A proposta é que o congresso se estabeleça como um evento bianual, contribuindo para o desenvolvimento da área de Alimentação e Nutrição no Tocantins, ao promover um espaço de aprendizado, troca de conhecimento e fortalecimento das políticas públicas de saúde alimentar no estado.


    Tags:  Nutrição,  Palmas.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.