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    História do Colégio Batista de Tocantínia é tema de roda de conversa em ação de extensão no Câmpus de Miracema
    LEGADO HISTÓRICO

    História do Colégio Batista de Tocantínia é tema de roda de conversa em ação de extensão no Câmpus de Miracema

    Evento promoveu o diálogo entre teoria e prática, valorizando a memória institucional e a educação integral no Tocantins

    Por  Fabiana Araújo | Revisão e Edição: Samuel Lima  | Publicado em 24/10/2025 - 18:30  | Atualizado em 24/10/2025 - 22:29
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    Nesta quinta-feira (23) de outubro, a turma da disciplina História da Educação do curso de Pedagogia do Câmpus da UFT em Miracema, promoveu uma roda de conversa com a professora Célia dos Santos Miranda, docente no Colégio Batista de Tocantínia. O encontro, aberto à comunidade acadêmica e demais interessados, teve como tema “A história do Colégio Batista de Tocantínia”. A histórica unidade escolar foi criada em 2 de março de 1936, durante o governo de Getúlio Vargas, pela missionária batista e professora Beatriz Rodrigues da Silva.

    Acadêmicos e estudantes durante roda de conversa com a professora Célia (em pé), do Colégio Batista de Tocantínia (Foto: Divulgação)
    Acadêmicos e estudantes durante roda de conversa com a professora Célia (em pé), do Colégio Batista de Tocantínia (Foto: Divulgação)

    Durante a conversa, Célia compartilhou memórias e informações históricas sobre o colégio, destacando sua relevância pedagógica e histórica, “Desde os primeiros anos, a instituição se distinguiu por uma proposta inovadora de educação integral, combinando ensino acadêmico, espiritualidade, civismo e responsabilidade social”, destaca. 

    Como ex-aluna e atual professora, ela ressaltou a continuidade dos ideais de excelência educacional e formação cidadã, reforçados por Margarida Lemos Gonçalves, que dirigiu a escola por mais de três décadas. Segundo Célia, “ações como rodas de conversa aproximam a pesquisa acadêmica da realidade das escolas, valorizam a memória institucional e inspiram futuros pedagogos a educar com propósito, sensibilidade e compromisso social”.

    A ação está vinculada também ao projeto de extensão Grupo de Estudos de Ensino, Pesquisas e Extensão em Democracia, Educação em e para os Direitos Humanos (Geepe-Dedh) – Histórias, Memórias, Diferenças e Questões Socioambientais (2025-2027), coordenado pelas professoras Fátima Lima e Ivone Siqueira, da UFT. A docente Célia Miranda atua como membro do grupo.

    Vinculo entre Ensino, Pesquisa e Extensão

    Segundo as organizadoras, a atividade teve como objetivo incentivar os discentes do curso de Pedagogia a desenvolverem a pesquisa histórica desde o início da formação, fortalecendo o vínculo entre ensino, pesquisa e extensão. A proposta busca ainda promover o conhecimento e a identificação de fontes históricas sobre escolas confessionais cristãs e escolas indígenas do território Akwẽ-Xerente, localizadas nos municípios de Miracema e Tocantínia.

    A professora Célia dos Santos Miranda é licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Tocantins (2001) e possui pós-graduação Lato Sensu em Gestão Educacional – PROGESTÃO pela Universidade Católica de Brasília (2011). Atualmente, atua como professora da educação básica na Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Tocantins, sendo lotada no Colégio Batista de Tocantínia. Além disso, é coautora do artigo “Educação Escolar Indígena: o papel dos educadores Akwê-Xerente na mediação cultural no contexto escolar”, publicado na revista Lumen et Virtus em março de 2025.

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    Tags:  Pedagogia,  Miracema,  História da Educação,  Colégio Batista de Tocantínia,  Geepe-Dedh,  Direitos Humanos.  
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