Esse site utiliza cookies
Grupo de Pesquisa Enzimas Microbianas e Bioprocessos apresenta trabalhos no 36º Congresso Brasileiro de Microbiologia
O Grupo de Pesquisa Enzimas Microbianas e Bioprocessos, liderado pelo professor Alex Fernando de Almeida, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), participou do 36º Congresso Brasileiro de Microbiologia (CBM), realizado entre os dias 25 e 28 de outubro de 2025, em Aracaju (SE). O evento é um dos mais importantes do país na área, reunindo pesquisadores nacionais e internacionais para discutir avanços e aplicações da microbiologia em diferentes setores.
A acadêmica Jéssica Ferreira de Almeida, do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, apresentou o trabalho “Immobilization of Pseudomonas aeruginosa Lipase Isolated from Tucumã Fruit for the Production of Fatty Acid Esters”. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/UFT), Jéssica desenvolveu a pesquisa com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (Fapt) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A discente Luciana Pereira Araújo, egressa do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e atualmente mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA/UFT), apresentou dois trabalhos: “Immobilization of Candida viswanathii Lipase on Immobead 150P” e “Incorporation of Pitaya Peel Flour in Jams: Microbiological, Physicochemical and Sensory Analyses”. A pesquisa contou com apoio financeiro e bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio dos projetos Procad-AM e PDPG-FAPT.
“Participar do Congresso Brasileiro de Microbiologia, em Aracaju, foi uma experiência marcante. Pude representar o grupo de pesquisa Enzimas Microbianas e Bioprocessos, apresentar os trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Análise de Alimentos e Produtos, conhecer pesquisas de ponta e ampliar contatos com pesquisadores e empresas da área”, relata a mestranda Luciana Pereira Araújo.
Os trabalhos apresentados são resultado de parcerias institucionais entre a UFT e instituições como a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) e Unesp – Câmpus de São Vicente, entre outros grupos de pesquisa.
Para o professor Alex Fernando de Almeida, a participação em eventos científicos dessa magnitude fortalece a visibilidade e a integração da UFT no cenário nacional:
“A participação em eventos como o Congresso Brasileiro de Microbiologia é extremamente relevante para levarmos a pesquisa que está sendo desenvolvida na Universidade, divulgarmos nossos cursos e as pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos”, destaca o docente.