Esse site utiliza cookies
Gincana dos Servidores promove integração e celebra o Dia do Servidor Público no Câmpus de Porto Nacional
Com o objetivo de fortalecer a integração e colaboração entre os servidores, o Câmpus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizou, durante o mês de outubro, a 1ª Gincana dos Servidores. O evento, iniciado no dia 2 e encerrado no dia 23, fez parte das comemorações do Dia do Servidor Público, celebrado oficialmente em 28 de outubro. A ação também está inserida na campanha "UFT, parte de mim", que busca promover um ambiente mais acolhedor, solidário e colaborativo entre os servidores.
A gincana foi planejada com base em uma pesquisa interna realizada no início do semestre, que apontou o desejo dos servidores por atividades recreativas e música ao vivo, no Câmpus. Atendendo a essa demanda, a abertura do evento incluiu uma apresentação musical, juntamente com um café da tarde para acolher os servidores. A partir de então, uma série de atividades recreativas e sociais foram realizadas, reforçando o espírito de equipe e a responsabilidade social entre os participantes.
Integração e solidariedade
A diretora do Câmpus, Etiene Fabbrin, destacou a importância da iniciativa: "Nós fizemos este evento com base na demanda dos próprios servidores. Eles sugeriram atividades físicas e interações com música. A partir disso, organizamos a primeira Gincana dos Servidores, que contou com atividades recreativas, ações de ajuda ao próximo, como a arrecadação de alimentos e doação de sangue. Foi um dia muito divertido e comemoramos de forma excelente o Dia do Servidor Público". Fabbrin ainda ressaltou que a gincana fortaleceu as relações interpessoais no ambiente de trabalho, promovendo momentos de descontração e interação entre os servidores.
Com uma programação diversa, a gincana incluiu provas como Grito de Guerra, karaokê, corrida de saco, dança das cadeiras, quiz, além de competições esportivas. As ações de caráter social, como a arrecadação de alimentos e a doação de sangue, também foram parte importante do evento, reforçando o compromisso da UFT com a comunidade e a responsabilidade social.
A servidora Laranna Prestes, uma das responsáveis pela organização, reforçou o valor da iniciativa: "A gincana foi muito importante, pois cumpriu com a ideia de integração dos servidores e a comemoração do nosso dia de uma forma lúdica e alegre." Laranna também mencionou o acolhimento institucional realizado com música ao vivo como parte inicial do evento e destacou a relevância de ações que promovam a união entre os servidores.
Mesmo aqueles que não puderam participar ativamente das provas, como a servidora Isadora Pagel, grávida de nove meses, fizeram questão de apoiar a iniciativa. "Foi um evento muito importante para a universidade, para que os servidores possam se conhecer melhor e conviver de forma mais humana. Acho que todos os câmpus deveriam realizar esse tipo de evento, pois ele aproxima as pessoas e enriquece a convivência dentro da UFT", comentou Isadora.
Já a servidora Nayara Kallinne Cândido dos Santos ressaltou como a gincana contribuiu para fortalecer os laços entre os colegas de trabalho: "Essa gincana representa uma forma de nos reunir, já que trabalhamos em prédios distantes. Esses momentos de confraternização são importantes para diminuir essa distância e criar boas lembranças."
Encerramento
O evento, que ocorreu durante todo o mês de outubro, teve seu encerramento no dia 23, com uma confraternização que incluiu um lanche coletivo. A primeira Gincana dos Servidores do Câmpus de Porto Nacional marcou o início de uma nova tradição, que busca reforçar a importância do trabalho em equipe e o bem-estar coletivo entre os servidores da UFT.
Três equipes participaram da gincana. A equipe União representada pela cor amarela, que ficou em primeiro lugar; a Brutos do Cerrado, representada pela cor vermelha que ficou em segundo lugar e a Inoxidáveis, representada pela cor verde que ficou em terceiro lugar.
A ação, organizada pela Comissão de Eventos do Câmpus, contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progedep) e da Superintendência de Comunicação (Sucom), e integra as atividades da campanha “UFT, parte de mim”.