Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Evento marca encerramento da gestão de Luís Eduardo Bovolato na Reitoria da Universidade Federal do Tocantins
    INSTITUCIONAL

    Evento marca encerramento da gestão de Luís Eduardo Bovolato na Reitoria da Universidade Federal do Tocantins

    Homenagens, presentes, depoimentos, música e apresentações culturais marcaram a atividade, realizada no Auditório da Reitoria, em Palmas

    Por  Samuel Lima  | Publicado em 12/09/2025 - 13:01  | Atualizado em 12/09/2025 - 18:14
    Compartilhe:

    Com a presença de servidores (técnicos, professores e terceirizados), estudantes de graduação, pós-graduação e de projetos de extensão, autoridades civis e acadêmicas, ocorreu na tarde desta quinta-feira (11) no Auditório da Reitoria, em Palmas, o evento de encerramento da gestão do professor Luís Eduardo Bovolato como reitor da Universidade Federal do Tocantins. Bovolato ficou à frente da instituição de 2017 até esta sexta-feira (12).

    O evento contou com apresentações culturais do grupo Flores de Ipê, do programa de extensão Universidade da Maturidade (UMA), e do maestro e também servidor da UFT, Bruno Barreto. Após apresentação da trajetória profissional do professor Bovolato, desde sua chegada no Tocantins em 1989 até os dias atuais, ocorreram homenagens, in memoriam, à professora Isabel Auler, reitora que teve seu mandato e vida interrompidos em 2017, e de quem Bovolato era vice-reitor. A filha da professora Isabel, a também docente da UFT Cláudia Auler, recebeu uma placa de homenagem e, em nome da família, agradeceu pela lembrança e homenagem, destacando que "as pessoas continuam vivas quando seu legado é lembrado".

    Um vídeo apresentou as principais ações da gestão de Luís Eduardo Bovolato, de 2017 a 2025, destacando-se a criação de cursos de graduação, as ações durante a pandemia e de internacionalização da UFT, instalação da geração de energia fotovoltaica nos câmpus, aprovação de política afirmativas, aprovação do Parque Tecnológico (já com recursos garantidos de R$ 15 milhões), entre outras; as principais macroações ficaram expostas no hall da Reitoria, em totens, para visitação pública (confira no carrossel abaixo).

    Bovolato frisou, em sua fala, que o momento também era propício para uma prestação de contas da gestão, visto que o primeiro período de gestão (2018-2021) fora afetado pela pandemia da Covid-19. Agradeceu o empenho de todos os servidores (técnicos e docentes), acadêmicos e integrantes da gestão superior, "porque nada se faz sozinho; a gestão é feita por todos, é um trabalho coletivo", frisou.

    Depoimentos, homenagens e presentes

    Serenidade, calma, diálogo e profissionalismo foram alguns dos adjetivos utilizados por várias das pessoas que estiveram no evento, acerca do reitor Luís Eduardo Bovolato. Tanto em vídeo (confira abaixo) quanto presencialmente, pessoas ligadas à gestão superior da UFT, estudantes, egressos, docentes, servidores técnico-administrativos e terceirizados falaram sobre as características de Bovolato.

    Os diretores dos câmpus da UFT em Arraias, Miracema, Gurupi, Porto Nacional e Palmas também fizeram uso da palavra e trouxeram presentes para o evento, itens que representavam cultural e academicamente suas unidades e o sentimento descrito em cada fala. A diretora Adriana Demite, do Câmpus de Arraias trouxe uma caixa gamela; o vice-diretor do Câmpus de Gurupi, professor Taciano Peres presenteou Bovolato com um porta-copos e sabonetes artesanais, produzidos na região; a professora Etiene Fabbrin, do Câmpus de Porto Nacional, trouxe uma compota produzida por uma docente do Câmpus e produtos que representam os sabores da região; o diretor Ladislau Ribeiro, do Câmpus de Miracema, acompanhado da vice-diretora, professora Luciane Souza e do acadêmico indígena Edmilson Xerente. Eles entregaram uma placa e, representando a liderança de Bovolato, um cocar xerente, produzido pelo acadêmico. O diretor do Câmpus de Palmas, Moisés Arantes, presentou Bovolato com um conjunto de cachaças artesanais.

    Além da homenagem à professora Isabel Auler, a primeira mulher reitora da UFT, Bovolato também homenageou os vice-reitores que o acompanharam na gestão, professora Ana Lúcia de Medeiros e Marcelo Leineker; ambos, ao utilizarem da palavra, ressaltaram as qualidades do reitor que ora deixa a gestão, frisando a competência e o comprometimento de Bovolato na gestão. Ana Lúcia frisou o período difícil que a UFT passou durante a pandemia e enfatizaram a liderança do reitor nesse período "Considero que foi um período histórico, difícil, mas foi muito honroso caminhar com todos", disse Ana Lúcia. o professor Leineker destacou o zelo com que Bovolato tratou o cargo e afirmou tê-lo como inspiração. "Sua gestão finaliza, mas seu exemplo e sua memória continuará inspirando a UFT", afirmou.

    A reitora eleita, Maria Santana dos Santos Milhomem, também usou da palavra e - como os demais - ressaltou aspectos da liderança de Luís Eduardo Bovolato, enfatizando sua capacidade de diálogo e o profundo zelo e envolvimento dele em prol dos objetivos da instituição. Segundo ela, a amizade de Bovolato é que mais marca dentre suas características. "Eu espero que você retorne como nosso conselheiro e possa, mais uma vez, ajudar a instituição, que é a sua instituição. Nós sempre seremos UFT", frisou.

    Após a exibição de um vídeo com depoimentos de seus filhos e esposa, Bovolato - visivelmente emocionado - agradeceu a presença de todos e fez uma breve exposição das ações durante seu período como reitor. Enfatizou que, como reitor, foi apenas uma peça na engrenagem de gestão que uma instituição do porte da UFT carece. Disse também que a gestão não é feita apenas pelo corpo de pessoas que dirige, formalmente, a instituição, mas é por todos, não só pela comunidade universitária mas também pela sociedade, à qual a instituição deve servir. "Tenho imensa gratidão a todos que acreditaram em nosso trabalho. Sinto que este período valeu a pena, apesar do que passei e do que abdiquei. Muito obrigado a todos", enfatizou.

    Confira todas as imagens do evento neste link.

    20250911_encerramentogestãobovolato_danieldossantos (108).jpg
    20250911_encerramentogestãobovolato_danieldossantos (110).jpg
    20250911_encerramentogestãobovolato_danieldossantos (100).jpg
    20250911_encerramentogestãobovolato_danieldossantos (31).jpg
    20250911_encerramentogestãobovolato_danieldossantos (29).jpg
    20250911_encerramentogestãobovolato_danieldossantos (16).jpg
    20250911_encerramentogestãobovolato_danieldossantos (47).jpg
    20250911_encerramentogestãobovolato_danieldossantos (23).jpg
    20250911_encerramentogestãobovolato_danieldossantos (112).jpg
    20250911_encerramentogestãobovolato_danieldossantos (2).jpg
    20250911_encerramentogestãobovolato_danieldossantos (35).jpg
    20250911_encerramentogestãobovolato_danieldossantos (42).jpg
    20250911_encerramentogestãobovolato_danieldossantos (133).jpg
    20250911_encerramentogestãobovolato_danieldossantos (3).jpg
    20250911_encerramentogestãobovolato_danieldossantos (39).jpg
    20250911_encerramentogestãobovolato_danieldossantos (58).jpg
    20250911_encerramentogestãobovolato_danieldossantos (101).jpg
    20250911_encerramentogestãobovolato_danieldossantos (49).jpg
    20250911_encerramentogestãobovolato_danieldossantos (48).jpg
    20250911_encerramentogestãobovolato_danieldossantos (6).jpg
    20250911_encerramentogestãobovolato_danieldossantos (135).jpg
    20250911_encerramentogestãobovolato_danieldossantos (5).jpg
    20250911_encerramentogestãobovolato_danieldossantos (117).jpg


    Tags:  Gestão,  Reitoria,  Institucional.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.