Esse site utiliza cookies
Estudantes de ciências contábeis elaboram código de ética em atividade da disciplina legislação e ética do contador
A turma da disciplina Legislação e Ética do Contador, do curso de Ciências Contábeis, no Câmpus de Palmas, desenvolveu um Código de Ética e um vídeo como requisito parcial de avaliação. A atividade foi realizada por meio de metodologias ativas, com destaque para a aplicação da teoria dos jogos, vivenciada em sala de aula.
O documento, intitulado Código de Ética e Manual de Boa Convivência, foi elaborado coletivamente pelos estudantes e busca orientar a convivência acadêmica entre alunos e professores, estabelecendo normas de respeito, disciplina, ética e cooperação. Inspirado no Código de Ética Profissional do Contador, o texto aproxima a vivência acadêmica dos valores que nortearão a futura atuação profissional dos contadores.
Entre os princípios destacados estão a integridade, a objetividade, a competência, o sigilo acadêmico, o comportamento profissional e a solidariedade acadêmica. O Código também apresenta os direitos e deveres tanto de alunos quanto de professores, reforçando o compromisso com um ambiente de aprendizagem ético e colaborativo.
Segundo o professor responsável pela disciplina, Gabriel Machado Santos, a proposta teve como objetivo proporcionar à turma uma experiência coletiva de construção de regras de convivência:
“Busquei estimular a compreensão de que a ética é uma forma de inteligência compartilhada, que orienta a nossa convivência. Assim, cada estudante pôde participar do processo de construção, assumindo a responsabilidade pelas regras definidas e fortalecendo o compromisso de todos com um ambiente respeitoso e colaborativo.”
Para estimular a reflexão prática, o professor aplicou a Teoria dos Jogos como metodologia ativa. Durante a atividade, os estudantes precisaram decidir individualmente entre responder “sim” ou “não”, em um desafio cujos resultados coletivos dependeriam da soma das escolhas.
“Apesar de terem discutido coletivamente qual seria a melhor estratégia para o grupo, prevaleceram as escolhas individuais. Esse resultado deu aos alunos uma experiência concreta de como as decisões pessoais impactam o coletivo, evidenciando a necessidade de princípios éticos compartilhados e reforçando a importância de construir e respeitar um Código de Ética.”
A experiência também foi destacada pelos estudantes. Para a aluna Raianne Silva, do oitavo período, o processo coletivo trouxe aprendizado e senso de pertencimento:
“Analisar o código de ética e trazê-lo para o ambiente acadêmico fez a gente entender sobre a necessidade de direcionamento. As regras foram criadas em conjunto e respeitando o código de ética do contador e as diretrizes da UFT, fazendo com que tenhamos não só a garantia dos nossos direitos preservados, mas também o compromisso da execução das nossas obrigações.”
Raianne Silva ressaltou que a atividade aproximou teoria e prática, permitindo aos estudantes vivenciar todas as etapas de elaboração de um documento normativo, da criação à votação coletiva. Segundo ela, essa experiência contribuiu de forma significativa para a formação acadêmica. A estudante também pontuou que aplicar a ética no ambiente universitário prepara para os desafios da vida profissional e que poucos alunos têm a oportunidade de participar da construção e vivência de um regimento. Para Raianne, o trabalho foi desenvolvido com empenho e responsabilidade e será levado como aprendizado para sua trajetória como futura contadora.
Confira o vídeo produzido clicando aqui.