Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Estudantes de ciências contábeis elaboram código de ética em atividade da disciplina legislação e ética do contador
    FORMAÇÃO ÉTICA

    Estudantes de ciências contábeis elaboram código de ética em atividade da disciplina legislação e ética do contador

    Estudantes vivenciam experiência prática de elaboração coletiva de normas de convivência inspiradas no Código de Ética Profissional do Contador

    Por  vimagrin  | Publicado em 22/09/2025 - 14:01  | Atualizado em 22/09/2025 - 14:36
    Compartilhe:

    A turma da disciplina Legislação e Ética do Contador, do curso de Ciências Contábeis, no Câmpus de Palmas, desenvolveu um Código de Ética e um vídeo como requisito parcial de avaliação. A atividade foi realizada por meio de metodologias ativas, com destaque para a aplicação da teoria dos jogos, vivenciada em sala de aula.

    O documento, intitulado Código de Ética e Manual de Boa Convivência, foi elaborado coletivamente pelos estudantes e busca orientar a convivência acadêmica entre alunos e professores, estabelecendo normas de respeito, disciplina, ética e cooperação. Inspirado no Código de Ética Profissional do Contador, o texto aproxima a vivência acadêmica dos valores que nortearão a futura atuação profissional dos contadores.

    Entre os princípios destacados estão a integridade, a objetividade, a competência, o sigilo acadêmico, o comportamento profissional e a solidariedade acadêmica. O Código também apresenta os direitos e deveres tanto de alunos quanto de professores, reforçando o compromisso com um ambiente de aprendizagem ético e colaborativo.

    Segundo o professor responsável pela disciplina, Gabriel Machado Santos, a proposta teve como objetivo proporcionar à turma uma experiência coletiva de construção de regras de convivência:

    “Busquei estimular a compreensão de que a ética é uma forma de inteligência compartilhada, que orienta a nossa convivência. Assim, cada estudante pôde participar do processo de construção, assumindo a responsabilidade pelas regras definidas e fortalecendo o compromisso de todos com um ambiente respeitoso e colaborativo.”

    Para estimular a reflexão prática, o professor aplicou a Teoria dos Jogos como metodologia ativa. Durante a atividade, os estudantes precisaram decidir individualmente entre responder “sim” ou “não”, em um desafio cujos resultados coletivos dependeriam da soma das escolhas.

    “Apesar de terem discutido coletivamente qual seria a melhor estratégia para o grupo, prevaleceram as escolhas individuais. Esse resultado deu aos alunos uma experiência concreta de como as decisões pessoais impactam o coletivo, evidenciando a necessidade de princípios éticos compartilhados e reforçando a importância de construir e respeitar um Código de Ética.”

    A experiência também foi destacada pelos estudantes. Para a aluna Raianne Silva, do oitavo período, o processo coletivo trouxe aprendizado e senso de pertencimento:

    “Analisar o código de ética e trazê-lo para o ambiente acadêmico fez a gente entender sobre a necessidade de direcionamento. As regras foram criadas em conjunto e respeitando o código de ética do contador e as diretrizes da UFT, fazendo com que tenhamos não só a garantia dos nossos direitos preservados, mas também o compromisso da execução das nossas obrigações.”

    Raianne Silva ressaltou que a atividade aproximou teoria e prática, permitindo aos estudantes vivenciar todas as etapas de elaboração de um documento normativo, da criação à votação coletiva. Segundo ela, essa experiência contribuiu de forma significativa para a formação acadêmica. A estudante também pontuou que aplicar a ética no ambiente universitário prepara para os desafios da vida profissional e que poucos alunos têm a oportunidade de participar da construção e vivência de um regimento. Para Raianne, o trabalho foi desenvolvido com empenho e responsabilidade e será levado como aprendizado para sua trajetória como futura contadora.

    Confira o vídeo produzido clicando aqui.


    Tags:  Ciências Contábeis,  Palmas.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.