Esse site utiliza cookies
Estudantes da UFT vencem etapa estadual do Desafio Liga Jovem
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) celebra mais uma conquista através dos seus acadêmicos: seis projetos de startups idealizados por estudantes do curso de Ciência da Computação, câmpus Palmas, foram selecionados para a etapa estadual do Desafio Liga Jovem, a maior competição de empreendedorismo tecnológico do Brasil. Os projetos foram orientados pelo professor Edeilson Milhomem da Silva, que coordena e direciona ações voltadas à inovação e empreendedorismo dentro da universidade.
Os únicos classificados no Tocantins, na categoria ensino superior da competição, foram os seis projetos desenvolvidos por alunos da universidade, que preencheu o número máximo de equipes permitidas pelo regulamento. A equipe vencedora representará o Estado na Missão Técnica Nacional, onde ocorrerá a semifinal e a final da competição.
Para o professor e orientador, Edeilson Milhomem da Silva, há uma necessidade cada vez maior de aproximar a academia do mercado de trabalho, “Desenvolvo ações nesse sentido dentro e fora da sala de aula, buscando despertar nos alunos a veia empreendedora e evidenciar sua capacidade de gerar impacto social por meio da tecnologia, isso comprova que estamos no caminho certo e me impulsiona ainda mais nessa jornada, ”, destaca.
O estudante João Pedro Ribeiro, integrante da equipe TrazAí, destaca o prestígio e a visibilidade conquistados pelo projeto, “É uma grande satisfação ver nosso projeto reconhecido por uma instituição de prestígio como o Sebrae. Desenvolvemos o TrazAí com muito carinho e dedicação. Agradeço ao nosso orientador, professor Edeilson, aos meus pais e a Deus por essa conquista. Seguimos confiantes para a etapa nacional, buscando o primeiro lugar”, declarou.
Conheça os projetos classificados
- Amigo Fiel - Plataforma digital que conecta ONGs, protetores independentes e adotantes, facilitando adoções responsáveis e doações seguras. Com um marketplace integrado, oferece produtos e serviços do mercado pet, tornando o cuidado animal mais acessível. Equipe: Eduardo H. C. Ramos, Eduardo L. O. Torres, Guilherme S. Carvalho, Henrique Wendler, Mateus Sulino e orientação do Prof. Edeilson Milhomem.
- Moovin - Aplicativo que conecta proprietários e inquilinos, oferecendo filtros avançados, perfis verificados e chat integrado. Possui ainda um plano premium com ferramentas de gerenciamento e parcerias com prestadores de serviços. Equipe: Victhor C. Magalhães, João V. R. Dias, Ana Júlia C. Vieira, Mayconn C. Soares, Pedro L. M. Pinto e orientação do Prof. Edeilson Milhomem.
- HortaShop - Plataforma que aproxima produtores da Agricultura Familiar e consumidores, promovendo alimentação saudável, preços justos, logística eficiente e sustentabilidade. Equipe: Antonio A. B. Chagas, Helorrayne Cristine, Gustavo G. dos Santos, Raphael Sales, Thiago G. dos Santos e orientação do Prof. Edeilson Milhomem.
- PitchPlayers - Solução SaaS que conecta startups e investidores por meio de gamificação. Utiliza badges verificados para apresentar o progresso das startups com transparência e segurança. Equipe: Érick S. Marçal, Claudio R. F. Vasconcellos, Lauro O. Mota, Luís G. A. Bezerra, Mara E. C. Martins e orientação do Prof. Edeilson Milhomem.
- TrazAí - Plataforma web e mobile que conecta consumidores a supermercados locais, permitindo compras rápidas, seguras e com entrega domiciliar. Equipe: Arthur L. Duarte, Gabriel F. Zamora, Jessé E. N. da Silva, Jonatas S. Madeira, João Pedro R. D. Moraes e orientação do Prof. Edeilson Milhomem.
- Quartinho - Voltado a estudantes recém-chegados à cidade, a plataforma facilita a busca por moradia compartilhada com outros universitários, com filtros personalizados e comunicação direta. Equipe: Hátilan C. A. Fontes, João V. M. do Nascimento, Laura B. Henrique, Sophia R. Prado, Vinícius W. Arruda e orientação do Prof. Edeilson Milhomem.
Inovação e empreendedorismo
O sucesso da conquista inédita se deve principalmente ao êxito de sucesso das ações executadas pelos acadêmicos da UFT no âmbito de duas importantes iniciativas institucionais:
StartupSE: projeto vinculado à disciplina de Projeto de Sistemas, que proporciona aos estudantes experiências práticas no desenvolvimento de startups baseadas em soluções tecnológicas.
Programa EPIC (Engajar, Praticar, Integrar e Colaborar): promove aprendizagem colaborativa, eventos, treinamentos e desenvolvimento de produtos tecnológicos.