Esse site utiliza cookies
Estudantes da UFT são premiados na 2ª edição do Prêmio Excelência Acadêmica do CREA-TO
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Palmas, foi destaque na 2ª edição do Prêmio Excelência Acadêmica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA-TO). O evento reuniu coordenadores, docentes e estudantes das Engenharias Ambiental, Civil, de Alimentos e Elétrica da UFT, além de acadêmicos de outras instituições, em uma celebração que reconheceu discentes com melhor rendimento acadêmico e características excepcionais de liderança e inovação.
O Prêmio foi lançado em 2024, voltado a estudantes vinculados ao Sistema Confea/Crea das áreas de engenharia, agronomia e geociências e segundo o presidente Daniel Iglesias, o momento representa reconhecimento e aproximação. “A nossa proposta com a premiação, além de reconhecer, é também de aproximar os estudantes e fazer com que eles se sintam conectados ao CREA”, destacou.
Professores destacam o impacto da premiação
A coordenadora do curso de Engenharia Elétrica, professora Marilene Andréia Mantovani, avaliou a iniciativa como um marco para a formação dos estudantes. “A realização da 2ª edição do prêmio representa uma iniciativa nobre, inovadora e de caráter vanguardista. Esta premiação valoriza o estudante, reconhecendo seu empenho em se destacar tanto na trajetória acadêmica quanto como futuro profissional”, afirmou.
“A premiação tem um papel muito importante porque reconhece o esforço e o talento dos nossos estudantes, ao mesmo tempo em que reforça a responsabilidade social que deve caminhar junto com a excelência técnica”, avaliou o coordenador de Engenharia Civil, professor Bruno Rogério da Hora Lôbo, ao ressaltar o impacto da premiação na motivação dos alunos.
O professor Guilherme Benko de Siqueira, coordenador de Engenharia de Alimentos, também celebrou a conquista. “Estou muito feliz e entusiasmado por nossa participação nesta iniciativa. Isso dá visibilidade à formação acadêmica nos aproxima e valoriza os futuros profissionais. É um evento muito bacana, que reforça a importância da engenharia como área essencial para o desenvolvimento social”, destacou.
“Reconhecer alunos que unem desempenho acadêmico e capacidade de liderança é fundamental para inspirar toda a turma. O prêmio mostra que a universidade e o CREA caminham juntos para formar engenheiros comprometidos com a inovação, a ética e a transformação da sociedade”, mencionou a coordenadora de Engenharia Ambiental, professora Rose Mary Gondim Mendonça, ao reforçar o papel do prêmio como estímulo ao protagonismo estudantil.
Estudantes da UFT premiados na edição
Engenharia Elétrica
Melhor rendimento acadêmico: Maria Clara Mendes Gomes
Liderança e inovação: Otto Guilherme Homrich
Engenharia de Alimentos
Melhor rendimento acadêmico: Herika Bezerra Adorno
Liderança e inovação: Arylson Barbosa Serpa
Engenharia Civil
Melhor rendimento acadêmico: Reginaldo Rodrigues da Silva
Liderança e inovação: Kaio Cezar Godoi de Oliveira
Engenharia Ambiental
Melhor rendimento acadêmico: Thalita Nayara Rocha Godoy
Liderança e inovação: Túlio Gomes de Matos Junior
Reconhecimento e aproximação
O diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto, também destacou a relevância da cerimônia como um marco de integração. “A cerimônia celebra o diálogo entre estudantes, professores e instituições. Cada premiação representa o esforço coletivo de nossa comunidade acadêmica em formar profissionais éticos, comprometidos e preparados para contribuir com a sociedade”, finalizou.