Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Estudante de Jornalismo da UFT promove 1º Festival Tocantinense de Curta-Metragem
    CINETOCA

    Estudante de Jornalismo da UFT promove 1º Festival Tocantinense de Curta-Metragem

    Evento ocorre nesta sexta-feira e sábado, dias 22 e 23, em Palmas

    Por  Igor Carneiro | Edição: Anne Karolin e Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 22/11/2024 - 18:32  | Atualizado em 26/11/2024 - 18:25
    Compartilhe:

    Leandro cursa Jornalismo na UFT e já acumula produções e direções pelo Estado – Foto: Redes sociais

    O cenário do cinema independente no Tocantins já é considerado forte e, apesar da riqueza em trabalhos culturais e artísticos, nosso Estado ainda não possuía um evento de reconhecimento e transmissão inspirado em outros gigantes da indústria do audiovisual. Não até agora.

    Começa nesta sexta-feira (22), às 15h30, o 1° festival do cinema tocantinense de curta-metragem, Cinetoca. O evento será no Centro de Atividades Sesc Palmas (Quadra 502 Norte), e contará com a exibição de quase 20 curtas ao decorrer dos próximos dois dias, com discussões e debates acerca dos trabalhos apresentados, com a participação dos seus realizadores, produtores e mestres da cena local. Tudo pra preparar o terreno para a Cerimônia de Premiação que acontecerá na noite de sábado (23).

    Os autores dos trabalhos vão de atores e diretores com reconhecimento internacional, até mesmo estudantes e amantes do cinema. Leandro Alcantara, estudante de jornalismo na Universidade Federal do Tocantins (UFT), idealizador do Cinetoca, hoje em dia coleciona prêmios no ramo, mas o início do seu sonho partiu de projetos como este: “A minha relação com o cinema começou trabalhando na produção de um documentário chamado "Performance do Real" lá em 2018. Ali eu comecei a trabalhar na produção do filme e a me envolver mais com o campo do cinema. E a me intregar cada vez mais com o cinema, tanto na produção de filmes quanto na questão de festivais de cinema que participei”, relata.

    O nascimento de uma história

    Um dos curtas produzidos por Leandro será exibido no Cinetoca. Ele conta que a ideia do festival surgiu justamente com os resultados dessa produção: “O ponto de virada foi quando eu e a produção do filme "Zé onça, relatos de uma memória" fomos selecionados para participar do festival de cinema de Trancoso na Bahia. Ali observando a produção do festival, a forma como aquela comunidade se envolvia com o festival de cinema me chamou muita atenção. Ali surgia a ideia de produzir um festival de cinema em Palmas já que aqui na nossa cidade não tem nem um festival de cinema permanente. Um festival que valorizasse a nossa produção local, valorizasse os cineastas e as obras tocantinenses”, ressalta o jovem produtor.

    O Cinetoca conta com mostras competitivas em dois formatos, ficção e documentário. Foram selecionados 18 filmes sob a curadoria de: Alexandre Wacker, um renomado profissional do cinema e audiovisual da cidade do Rio de Janeiro, realizador do festival Cine Curta Lapa. Além de ter sido coordenador e produtor, por 5 anos, do tradicional Festival de Cinema de Vitória.

    A competição conta com duas categorias sob responsabilidade do público, onde o filme que somar mais pontos leva o Prêmio RITXOKO de Melhor Filme do Júri Popular. Os cineastas tocantinenses estarão concorrendo em dez categorias ao todo, são elas:

    1.         Melhor Som

    2.         Melhor Montagem

    3.         Melhor Fotografia

    4.         Melhor Roteiro

    5.         Melhor Direção

    6.         Prêmio da Crítica

    7.         Melhor Filme de Ficção, Júri Técnico

    8.         Melhor Filme de Documentário, Júri Técnico

    9.         Melhor Filme de Ficção, Júri Popular

    10.       Melhor Filme de Documentário, Júri Popular

    O Cinetoca foi realizado com o apoio dos recursos da Lei Paulo Gustavo através dos editais promovido pela Secretária de Cultura do Estado do Tocantins – a SECULT. O espaço onde será realizado é a ampla sala de cinema do CineSesc, cedido pelo SESC Palmas, e fica na Quadra 502 Norte, Avenida LO 16, 21 - Plano Diretor Norte, em Palmas

    O idealizador do projeto expressa imenso otimismo ao falar do futuro do cinema tocantinense e revelando uma novidade, ele explica como o festival pode agregar nesse crescimento: “Eu enxergo como um marco no cenário. Tocantins é o único estado que não tem festivais de cinema permanente, anualmente. Um festival que valorize o cinema local. A produção local e os realizadores daqui [...] os planos para o futuro do festival é torna-lo um festival grande. Um festival de referência no estado. E futuramente, talvez, abrir uma mostra nacional para o festival ter uma visibilidade maior. Um spoiler é que a segunda edição do Cinetoca já está garantida”, conclui.

    Confira a programação:

    Cerimônia de Premiação
    Horário: das 19h às 20h

    Dia 22 de novembro

    1° Sessão de exibições – Mostra de documentários. Horário: das 15:30 horas às 18:00 horas.
    2° Sessão de exibições – Mostra de documentários Horário: das 19h às 21h

    Dia 23 de novembro

    1° Sessão de exibições – Mostra de ficção. Horário: das 15h30 horas às 18h


    Tags:  1º Festival Tocantinense de Curta-Metragem,  Sesc Palmas,  UFT,  CINETOCA,  Secult.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.