Esse site utiliza cookies
Engenharia de Alimentos lança publicação sobre alimentação saudável no ambiente universitário
O curso de Engenharia de Alimentos do Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), divulga a obra “Praticidade e qualidade de vida no ambiente universitário”, organizada pelos estudantes Alana Ferreira Conceição, Lucas Cunha Borges e Vitória Cristian Carneiro Santos, sob orientação da professora Erika da Silva Maciel. A publicação, disponível no Repositório Institucional da UFT, reúne reflexões e orientações práticas voltadas à promoção de hábitos alimentares mais saudáveis no contexto acadêmico.
Autores destacam impacto na rotina dos estudantes
Segundo Lucas Borges, a cartilha elaborada mostra que é possível melhorar a alimentação mesmo com a rotina corrida da universidade. “As receitas práticas e acessíveis ajudam a evitar os ultraprocessados. Além disso, os aplicativos indicados facilitam escolhas mais saudáveis no dia a dia”, explica. Para ele, a principal contribuição está em mostrar que pequenas mudanças de hábito e planejamento podem fazer a diferença.
Já Alana Conceição enfatiza que a pesquisa revela caminhos viáveis para a adoção de práticas saudáveis sem comprometer tempo ou orçamento. “Planejar refeições, buscar opções nutritivas de baixo custo e aproveitar os recursos disponíveis no campus ou no entorno são estratégias reais para melhorar a rotina alimentar”, afirma.
Orientação acadêmica e prática social
A professora orientadora do trabalho, Erika da Silva Maciel, ressalta que o maior desafio foi transformar a teoria em prática. “Trabalhamos com as teorias, mas eu tinha o desejo de que os alunos pudessem pensar no dia a dia deles. Pensar e sistematizar um trabalho que pudesse contribuir com a vida deles e de outros estudantes foi o ponto central do processo”, destacou.
“Tivemos o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS/UFT) na condução de uma disciplina optativa no curso de Engenharia de Alimentos e mostra a capacidade que temos de contribuir para a promoção de um ambiente universitário mais saudável. Esse é um exemplo de como a produção científica fortalece não apenas o programa, mas também o vínculo da universidade com a sociedade”, avaliou Erika.
Importância da alimentação saudável no cotidiano acadêmico
“Confesso que, assim como muitos dos nossos estudantes e servidores, enfrento o desafio diário de conciliar a rotina com uma alimentação adequada. Por isso, ao conhecer esse trabalho desenvolvido na UFT, senti que ele também dialoga diretamente comigo. É um exemplo de como a nossa universidade consegue produzir conhecimento que toca a vida real das pessoas. É o cuidado da formação integral, não só acadêmica, mas também do bem-estar da comunidade universitária”. Destacou o diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto.
📌 Serviço
📖 Título da publicação: Praticidade e qualidade de vida no ambiente universitário
🖊 Organizadores: Alana Ferreira Conceição, Lucas Cunha Borges e Vitória Cristian Carneiro Santos
👩🏫 Orientação: Erika da Silva Maciel
🎓 Curso/Programa: Curso de Engenharia de Alimentos e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS/UFT)
💻 Disponibilidade: Repositório Institucional da UFT
🔗 Acesso: https://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/7828
👥 Público-alvo: Estudantes, docentes, profissionais da área de saúde e demais interessados em alimentação saudável e qualidade de vida no ambiente universitário