Esse site utiliza cookies
Encontro de Saberes promove integração entre universidade e comunidades tradicionais
O Encontro de Saberes é um projeto da UFT criado em 2001, que tem como objetivo incluir os conhecimentos das comunidades tradicionais na formação dos estudantes e aproximar a universidade das realidades locais. O projeto valoriza os saberes desses povos como formas de conhecimento e busca promover o diálogo entre diferentes culturas e maneiras de pensar dentro da Universidade.
Neste semestre, a coordenação do projeto realiza uma série de encontros com a comunidade acadêmica nos câmpus da UFT, com o objetivo de apresentar os fundamentos político-pedagógicos e metodológicos do Encontro de Saberes, além de dialogar com docentes, técnicos e estudantes sobre as próximas ações do projeto.
Uns desses encontros ocorreu no dia 7 de outubro, no Câmpus de Arraias, e contou com a participação de professores dos cursos de Pedagogia, Educação no Campo, Direito, Turismo Patrimonial e Educação Escolar Quilombola. O momento foi marcado por trocas de experiências e pelo planejamento conjunto de futuros módulos de ensino intercâmpus, envolvendo mestres e mestras das tradições populares.
Já os próximos encontros estão agendados para os dias 29 e 30 de outubro, nos câmpus de Porto Nacional e Miracema.
A respeito da capacidade dos módulos intercâmpus de promover a integração entre áreas distintas do saber dentro da UFT, a coordenadora do projeto, professora Janaína Alexandra Capistrano da Costa, explicou:
"Os módulos intercâmpus favorecem o diálogo entre áreas e cursos na medida em que promovem o intercâmbio entre participantes habituados a uma determinada realidade geográfica do estado, além de se constituírem em ponto de prática da transdisciplinaridade, a partir da aprendizagem com os mestres e mestras e as comunidades enraizadas. Nesse sentido são valorizados os temas transversais e as cosmologias típicas das comunidades tradicionais, que perfazem a diversidade local."
Além da construção colaborativa dos próximos módulos de ensino, os encontros também visam aprofundar o debate sobre a Resolução do Notório Saber na UFT e apresentar os avanços na produção do livro "Mestras e Mestres das Tradições e o Encontro de Saberes no Cerrado", previsto para publicação em 2026.
Cinco anos de atuação na UFT
O Encontro de Saberes já promoveu oito módulos de ensino em quatro câmpus diferentes, com a participação de aproximadamente 200 estudantes. Os módulos são construídos a partir da interação entre projetos de pesquisa e extensão com as comunidades locais, possibilitando a escuta ativa e o protagonismo dos saberes tradicionais no processo formativo.