Esse site utiliza cookies
Professor Jadson Porto (UNIFAP) participa de seminário e faz visita técnica ao Jalapão, em parceria com PPGDR
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UFT) recebeu, entre os dias 22 e 27 de outubro de 2025, o professor Jadson Luís Rebelo Porto, docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável na Amazônia (PPGDAS/UNIFAP), para uma série de atividades acadêmicas e de campo realizadas em Palmas e na região do Jalapão (TO). A vinda do professor ocorreu no âmbito da Cátedra Interinstitucional em Desenvolvimento Regional, atividade integrante da Rede de Programas de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional do Centro-Norte do Brasil (Rede Plur), composta por universidades da Amazônia e do Centro-Norte brasileiro.
Seminário no PPGDR/UFT: debate sobre desigualdades e aprendizagens territoriais
No dias 22 de outubro, o professor Jadson Porto ministrou o seminário intitulado “Desenvolvimento geográfico desigual na Região das Guianas: entre acionalidades, internalidades e aprendizagens territoriais”, no auditório do PPGDR, em Palmas. O evento contou com a presença de docentes e discentes do Programa, além de convidados da comunidade acadêmica, e abriu espaço para reflexões sobre os processos de desenvolvimento desigual na Amazônia, as ações territoriais autônomas e as formas locais de aprendizado social.
O seminário integra a proposta de rodízio entre docentes da Rede Plur, promovendo a troca de experiências entre diferentes programas de pós-graduação da região Norte e ampliando o debate sobre as políticas e práticas do desenvolvimento regional. No dia 23, participou de reuniões de elaboração de proposta da cátedra do Desenvolvimento Regional Pan-Amazônia. O termo Pan-Amazônia refere-se à região ampliada da Amazônia que abrange não apenas a bacia amazônica brasileira, mas o conjunto dos países que compartilham o bioma ou suas proximidades, e que se articulam em termos geopolíticos, socioambientais e culturais. Engloba os países amazônicos: Brasil, Peru, Colômbia, Equador, Bolívia, Venezuela, Guianas (Guyana, Suriname, Guiana Francesa) — embora as delimitações variem segundo critérios florestais, hidrográficos ou políticos.
Visita técnica ao Jalapão: integração entre pesquisa e território
Entre os dias 24 e 26 de outubro, o professor Jadson Porto participou de uma visita técnica ao Parque Estadual do Jalapão, acompanhando pesquisadores e discentes do PPGDR/UFT em atividades de campo. Durante a imersão, o professor conheceu a infraestrutura e o cotidiano das comunidades quilombolas, apreciando também os encantos naturais da região, como as Dunas do Jalapão, o Fervedouro e o tradicional artesanato em capim-dourado.
O Jalapão representa um território vivo de aprendizagens. As comunidades quilombolas mantêm tradições e saberes que desafiam as lógicas convencionais do desenvolvimento. É um verdadeiro laboratório social e ecológico de resistência e sustentabilidade”, destacou o professor Jadson Porto.
Integração institucional e perspectivas futuras
A presença do professor Jadson Porto também simboliza o fortalecimento da cooperação entre o PPGDR/UFT e o PPGDAS/UNIFAP, que integram a Rede Plur Centro-Norte do Brasil, formada em 2020 com o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico e científico entre programas de pós-graduação da região. De acordo com o professor Nilton Marques (PPGDR/UFT), coordenador da visita junto com as professoras Fabiana Scoleso (UFT) e Marília Lobato (UNIFAP), a cátedra Interinstitucional busca consolidar um espaço plural de diálogo sobre o desenvolvimento regional e amazônico, incentivando a mobilidade docente, a cooperação interinstitucional e a formação crítica dos pós-graduandos.
A proposta da Cátedra é aproximar os programas de pós-graduação do Centro-Norte, permitindo uma vivência territorial que transcenda as salas de aula. O desenvolvimento regional só se compreende no território, com seus sujeitos e suas realidades”, ressaltou o professor Nilton Marques.
Com informações do professor Dr. Nilton Marques de Oliveira (PPGDR / Ciências Econômicas)