Esse site utiliza cookies
Pesquisadores do PPGCiamb participam de Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto - 2025, em Brasília
O Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Tocantins (PPGCiamb/UFT) esteve presente no Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto (CBAI 2025), realizado em Brasília entre os dias 20 e 24 de outubro. O evento, já consolidado como o maior e mais importante fórum de debates sobre Licenciamento Ambiental e Avaliação de Impacto Ambiental no país, reuniu gestores públicos, professores, pesquisadores, consultores ambientais, representantes do setor produtivo, sociedade civil organizada, membros do Ministério Público e diversas instituições ligadas à área ambiental.
O CBAI 2025 contou com minicursos, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e sessões temáticas. Uma programação técnica voltada para discutir os desafios e as perspectivas de avanço dos instrumentos de política ambiental no Brasil, fortalecendo assim, o diálogo entre academia, sociedade e governo.
Presença
Representando o programa, estiveram presentes os doutorandos Josélia Souza e Murillo Carvalho, que participaram das discussões e levaram contribuições acadêmicas ao debate. Murillo apresentou o trabalho “Previsão da Avaliação de Impactos Cumulativos na Legislação Ambiental Federal Brasileira”, destacando a importância do tema no atual cenário de transformações ambientais e regulatórias do país.
Murillo destacou a relevância de sua pesquisa para o aprimoramento das práticas de licenciamento ambiental no Brasil. “Trazer para o debate nacional a questão dos impactos cumulativos é necessário. A legislação ambiental brasileira vem sofrendo ataques e carece de instrumentos claros que consigam enxergar o conjunto de efeitos das atividades humanas sobre os ecossistemas. Nossa pesquisa busca contribuir com esse aprimoramento, trazendo subsídios científicos que possam dialogar com as práticas de gestão pública e com o setor produtivo”, disse.
Já Josélia ressaltou a importância de ocupar esses espaços de diálogo e evidenciar o papel da pesquisa acadêmica no enfrentamento dos desafios socioambientais. “Estar no CBAI 2025 representando o PPGCIAMB/UFT é motivo de orgulho. O congresso é um espaço de diálogo entre academia, sociedade civil e gestores públicos e isso reforça a importância da produção científica feita em nossas universidades. Nosso programa tem mostrado que é possível unir rigor acadêmico com compromisso social e ambiental, fortalecendo a pesquisa no Tocantins e no Brasil”, finalizou.