Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    EdUFT lança livro "Audiovisualidades do Norte" com reflexão sobre mídia, cultura e ciência no Norte
    LANÇAMENTO

    EdUFT lança livro "Audiovisualidades do Norte" com reflexão sobre mídia, cultura e ciência no Norte

    A obra revela os desafios e narrativas do audiovisual e telejornalismo regional do norte do Brasil

    Por  fabiana.araujo1 e | Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 25/09/2025 - 17:11  | Atualizado em 26/09/2025 - 19:43
    Compartilhe:

    A comunidade acadêmica e o público em geral já podem acessar o livro Audiovisualidades do Norte, um projeto idealizado na disciplina homônima ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins (PPGCom/UFT).

    A obra reúne estudos e pesquisas desenvolvidos por professores e alunos que exploram as dificuldades, particularidades e potencialidades das produções audiovisuais realizadas no Norte do Brasil, com especial atenção ao campo do telejornalismo e à diversidade cultural representada pelos povos tradicionais e por temas sociais relevantes.

    O projeto resultou na consolidação dos principais tópicos debatidos durante a disciplina aplicada no PPGCom/UFT voltada à pesquisa científica. As abordagens apresentadas no livro evidenciam como o audiovisual em seus diversos formatos, registros políticos e narrativas ambientais se estrutura como linguagem central na sociedade contemporânea. Ainda assim, persistem desigualdades de acesso e disparidades tecnológicas no contexto nortista, especialmente no que diz respeito à atuação de produtores e telejornais locais.

    Entre os temas abordados nos capítulos da publicação, destacam-se o midiativismo indígena, as analogias quilombolas, o tratamento da saúde mental na mídia, além da ausência de um telejornalismo baseado em dados na região. Segundo os autores, observa-se a circulação de desinformação durante o período da Covid-19, o que contribuiu para a decadência das práticas de jornalismo ambiental nos noticiários regionais.

    A publicação também ressalta a importância da produção científica a partir da região Norte, valorizando as narrativas locais, a diversidade cultural e o cotidiano da população. Vale destacar, ainda, a crítica à escassez de programas de pós-graduação na região, consequência da falta de investimentos, fator que limita o desenvolvimento de pesquisas sobre o papel do telejornalismo e das audiovisualidades no contexto nortista.

    Leia gratuitamente:

    Acesse a obra Audiovisualidades do Norte

    Tags:  PPGCom,  EduUFT,  Parfor,  Capes,  Divulgação Científica.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.