Esse site utiliza cookies
Docentes, discentes e egressos do PPGCom lançam livro e apresentam pesquisas no Intercom 2025
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCom) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) teve ampla participação no 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2025), tanto na etapa remota, realizada de 11 a 16 de agosto, quanto na etapa presencial, entre os dias 1º e 5 de setembro, no Centro Universitário Faesa e no Centro Cultural Sesc Glória.
Durante a etapa presencial, a docente Liana Vidigal Rocha lançou o livro Mapa da Mídia do Tocantins: processos e perspectivas, em parceria com a egressa Marina Parreira Barros Bitar e a pesquisadora Edna de Mello Silva, que também já integrou a equipe de professores do PPGCom. A obra está disponível gratuitamente neste link.
No mesmo evento, Liana apresentou o artigo Centralidade geográfica de mídia no Tocantins: apontamentos iniciais sobre a capital Palmas, em coautoria com o pesquisador Valmir Teixeira de Araújo, que realizou estágio pós-doutoral no programa.
“Participar do congresso da Intercom é sempre uma oportunidade de contato com pesquisas da área, além de possibilitar atualização sobre temas relevantes. Este ano, o evento foi ainda mais especial para o PPGCom e, consequentemente, para o Nepjor, pela participação conjunta de docentes, discentes e egressos. Isso demonstra a conscientização dos nossos pesquisadores quanto à importância de ocupar esses espaços”, destacou Liana Vidigal Rocha.
Também apresentaram artigos na etapa presencial o egresso José Uendel Souza da Costa e a mestranda Ana Luiza da Silva Dias, com o trabalho A circulação de conteúdos jornalísticos em mídias sociais de veículos nativos digitais do Tocantins, que reforça a identidade regional do programa.
A mestranda Mariana Felix Pacheco participou do Expocom com o documentário O som do buriti: viola e rabeca de buriti no Tocantins, vencedor da etapa regional e classificado para a etapa nacional da competição.
Já a egressa Albertina Vieira de Melo Gomes Oliveira, atualmente doutoranda, apresentou o artigo O Espelho Colonial: mensurando a Colonialidade das Notícias na Amazônia na cobertura jornalística dos eventos pré-COP30, em coautoria com as pesquisadoras Danila Cal e Daniela Mascarenhas de Queiroz Trevisan (UFPA).
Por fim, a etapa remota do evento contou com a apresentação de dois trabalhos de iniciação científica orientados pela professora do PPGCom, Ingrid Pereira de Assis, são eles: “Revisão Sistemática de Literatura (RSL) de artigos científicos que abordam as ferramentas do Google”, fruto da orientação da Nicole de Almeida Adler; e “Mapeamento de arranjos jornalísticos do Tocantins para geração de capacitação acerca das ferramentas Google”, resultado da orientação de Karyne Fernanda Assunção Costa.
Todos os trabalhos citados estão disponíveis aqui.