Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Docentes, discentes e egressos do PPGCom lançam livro e apresentam pesquisas no Intercom 2025
    REPRESENTATIVIDADE

    Docentes, discentes e egressos do PPGCom lançam livro e apresentam pesquisas no Intercom 2025

    Evento reuniu pesquisadores do programa em diferentes etapas, com destaque para produções sobre mídia, jornalismo e cultura no Tocantins

    Por  Ingrid Assis | Edição: Virgínia Magrin  | Publicado em 12/09/2025 - 15:57  | Atualizado em 12/09/2025 - 16:01
    Compartilhe:

    O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCom) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) teve ampla participação no 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2025), tanto na etapa remota, realizada de 11 a 16 de agosto, quanto na etapa presencial, entre os dias 1º e 5 de setembro, no Centro Universitário Faesa e no Centro Cultural Sesc Glória.

    Durante a etapa presencial, a docente Liana Vidigal Rocha lançou o livro Mapa da Mídia do Tocantins: processos e perspectivas, em parceria com a egressa Marina Parreira Barros Bitar e a pesquisadora Edna de Mello Silva, que também já integrou a equipe de professores do PPGCom. A obra está disponível gratuitamente neste link.

    No mesmo evento, Liana apresentou o artigo Centralidade geográfica de mídia no Tocantins: apontamentos iniciais sobre a capital Palmas, em coautoria com o pesquisador Valmir Teixeira de Araújo, que realizou estágio pós-doutoral no programa.

    “Participar do congresso da Intercom é sempre uma oportunidade de contato com pesquisas da área, além de possibilitar atualização sobre temas relevantes. Este ano, o evento foi ainda mais especial para o PPGCom e, consequentemente, para o Nepjor, pela participação conjunta de docentes, discentes e egressos. Isso demonstra a conscientização dos nossos pesquisadores quanto à importância de ocupar esses espaços”, destacou Liana Vidigal Rocha.

    Também apresentaram artigos na etapa presencial o egresso José Uendel Souza da Costa e a mestranda Ana Luiza da Silva Dias, com o trabalho A circulação de conteúdos jornalísticos em mídias sociais de veículos nativos digitais do Tocantins, que reforça a identidade regional do programa.

    A mestranda Mariana Felix Pacheco participou do Expocom com o documentário O som do buriti: viola e rabeca de buriti no Tocantins, vencedor da etapa regional e classificado para a etapa nacional da competição.

    Já a egressa Albertina Vieira de Melo Gomes Oliveira, atualmente doutoranda, apresentou o artigo O Espelho Colonial: mensurando a Colonialidade das Notícias na Amazônia na cobertura jornalística dos eventos pré-COP30, em coautoria com as pesquisadoras Danila Cal e Daniela Mascarenhas de Queiroz Trevisan (UFPA).

    Por fim, a etapa remota do evento contou com a apresentação de dois trabalhos de iniciação científica orientados pela professora do PPGCom, Ingrid Pereira de Assis, são eles: “Revisão Sistemática de Literatura (RSL) de artigos científicos que abordam as ferramentas do Google”, fruto da orientação da Nicole de Almeida Adler; e “Mapeamento de arranjos jornalísticos do Tocantins para geração de capacitação acerca das ferramentas Google”, resultado da orientação de Karyne Fernanda Assunção Costa.

    Todos os trabalhos citados estão disponíveis aqui.

    PPGCom no Intercom 2025 - Divulgação (3).jpeg
    PPGCom no Intercom 2025 - Divulgação (1).jpg
    PPGCom no Intercom 2025 - Divulgação (2).jpeg
    PPGCom no Intercom 2025 - Divulgação (1).jpeg


    Tags:  PPGCom.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.