Esse site utiliza cookies
Disciplina “Fundamentos em Educação Bilíngue para Surdos” amplia formação de pedagogos na UFT
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do curso de Pedagogia do Câmpus de Miracema, está oferecendo a disciplina "Fundamentos em Educação Bilíngue para Surdos", que tem como objetivo promover uma formação mais abrangente e completa para futuros pedagogos, capacitando-os a atuar em contextos educacionais voltados para estudantes surdos. A disciplina, coordenada pelo professor Fernando Santos, foi desenvolvida com base na Lei nº 14.191/2021, que inseriu a educação bilíngue de surdos como modalidade de ensino independente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
De acordo com o professor Fernando Santos, a disciplina vai além da comunicação por meio da Libras, focando em aspectos pedagógicos, didáticos e culturais da educação de surdos. “Apenas a disciplina de Libras não é suficiente para atender à complexidade do processo educacional da Cultura Surda”, afirma o professor. Ele ressalta que há uma carência de formação específica para o atendimento de alunos surdos e que a disciplina se fundamenta em teorias, práticas e estágios que proporcionam uma sólida formação aos acadêmicos. “É de suma importância que se abra debates sobre a interdisciplinaridade da Educação Bilíngue de Surdos em todo o contexto de formação de professores”, complementa.
A estudante Layane Ferreira Soares Lima, que cursou a disciplina, compartilhou sua experiência e destacou a importância do conteúdo ministrado. “A disciplina foi fundamental para a compreensão das metodologias aplicadas aos alunos surdos no contexto escolar. O que fica dessa disciplina é que a educação de surdos não é apenas Educação Especial, vai muito além disso”, afirma Layane, enfatizando a necessidade de acabar com o estigma de que a educação de surdos é limitada ao envio de alunos para salas de recurso.
Outra aluna, Geovana Lima dos Santos, ressaltou que, após cursar a disciplina, sua visão sobre a educação bilíngue para surdos ficou mais clara. Ela explicou que as leituras e discussões realizadas ao longo das semanas contribuíram de forma significativa para a formação docente, e reconheceu o papel importante do professor no direcionamento dos debates. Geovana destacou ainda a importância da disciplina para complementar o aprendizado oferecido pela disciplina de Libras.
Formação diferenciada
O professor Fernando Santos explica que a disciplina "Fundamentos em Educação Bilíngue para Surdos" complementa a disciplina de Libras, indo além da simples comunicação com os alunos surdos. "Enquanto a Libras tem como foco principal a comunicação e a alfabetização dos surdos, nossa disciplina oferece um aprofundamento teórico e prático sobre processos pedagógicos, currículo, avaliação e as adaptações necessárias para acolher alunos surdos em um contexto escolar", destaca o professor.
Para ele, a rápida evolução da educação bilíngue de surdos e a necessidade de professores capacitados para atuar em escolas bilíngues justificam a criação de uma disciplina eletiva voltada especificamente para esse público, complementando a formação dos futuros pedagogos.