Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Curso de Medicina Veterinária no Câmpus de Gurupi está com inscrições abertas para o Vestibular 2025/1 da UFT
    ESTREIA

    Curso de Medicina Veterinária no Câmpus de Gurupi está com inscrições abertas para o Vestibular 2025/1 da UFT

    Uma nova oportunidade de formação no Tocantins com foco em inovação, prática e desenvolvimento regional.

    Por  Daniel dos Santos  | Publicado em 20/08/2024 - 10:15  | Atualizado em 26/09/2024 - 11:30
    Compartilhe:

    A Universidade Federal do Tocantins (UFT) anuncia uma grande novidade para o próximo Vestibular 2025/1: a primeira turma do curso de Medicina Veterinária no Câmpus de Gurupi. As inscrições já estão abertas e poderão ser realizadas entre os dias 20 de agosto e 27 de setembro, com a taxa de inscrição fixada em R$ 140,00. As provas estão previstas para o dia 17 de novembro e serão aplicadas em várias cidades do Tocantins, incluindo Arraias, Araguaína, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional.

    Clique aqui para ver o edital completo
    Dois gados brancos olham para câmera de dentro de um curral
    Região de Gurupi é forte na pecuária (Foto: Daniel dos Santos)

    Uma Nova Era para o Ensino de Medicina Veterinária no Tocantins

    O coordenador do curso de Medicina Veterinária, Luiz da Silveira Neto, destacou que o curso será ofertado em período integral, com aulas obrigatórias no turno da manhã e o período da tarde reservado para atividades acadêmicas diversas, como disciplinas optativas, estágios, monitoria, iniciação científica e atividades de extensão. "O curso é constituído de 4.005 horas, distribuídas ao longo de dez períodos. O nono e o décimo períodos são dedicados ao Estágio Curricular Supervisionado, tanto dentro quanto fora do Câmpus", explicou o coordenador.

    Uma das inovações do curso é a adoção de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem em 80% da carga horária. Segundo Luiz Neto, essas técnicas incluem Aprendizagem Baseada em Problema, Aprendizagem Baseada em Equipe, Seminários, Relatos de Caso, Estudo de Caso e Problematização com Arco de Maguerez. "Sempre que possível, utilizaremos problemas reais como objeto de estudo, o que facilita o desenvolvimento de ações de Extensão", acrescentou.

    Bom para os estudantes e também para os produtores da região

    Muitos jovens da região sonham em ser médicos veterinários. Agora está mais fácil desse sonho se tornar realidade. Porque o curso da UFT é gratuito. Não há taxa de matrícula, nem mensalidade. Ao contrário, muitos estudantes da UFT recebem bolsas e auxílios financeiros. Além disso, como as disciplinas obrigatórias são concentradas no período da manhã, o aluno pode conciliar os estudos com um trabalho remunerado, tornando o curso ainda mais acessível à população.

    O curso de Medicina Veterinária poderá trazer avanços significativos para a região de Gurupi, como, por exemplo, atendimento clínico-cirúrgico de animais a baixo custo na Clínica Veterinária Universitária. Os produtores rurais também poderão ser beneficiados por meio de Consultoria em Assistência Técnica e Extensão Rural. Espera-se que essas atividades sejam iniciadas quando a infraestrutura estiver concluída e os servidores públicos específicos entrarem em exercício.

    Ambientes de Aprendizagem e Infraestrutura de Ponta

    Os alunos do curso terão a oportunidade de desenvolver atividades práticas em ambientes modernos, como os Laboratórios de Anatomia, Necropsia, Saúde Única e na Clínica Veterinária Universitária (CVU). "A planta baixa da CVU já está sendo finalizada, e o prédio contará com uma infraestrutura completa para atender as necessidades de ensino, pesquisa e extensão, com espaços para consultas, urgências, enfermarias, diagnóstico por imagem, farmácia e centros cirúrgicos, com foco inicial em pequenos animais", detalhou o coordenador.

    Um Sonho Realizado para a Comunidade e o Desenvolvimento Regional

    A diretora do Câmpus de Gurupi, Niléia Cristina da Silva, expressou a satisfação em atender a uma demanda antiga da comunidade. "Ficamos muito felizes por poder contribuir com o desenvolvimento regional e, sobretudo, por oportunizar a realização do sonho de muitas pessoas", afirmou a diretora.

    Esse sentimento de realização é compartilhado pela professora Marcela Silveira Tschoeke, que relembrou o processo de planejamento para a expansão do Câmpus em 2019. "Durante uma pesquisa com alunos do ensino médio da região sul do estado, a maioria manifestou interesse em cursar Medicina Veterinária em período integral. Desde então, temos trabalhado arduamente para implantar o curso, que é de alta empregabilidade, tanto na região, com forte base agropecuária, quanto em todo o país", destacou a professora.

    Confira o Edital e Inscreva-se!

    Com a oferta de 40 vagas semestrais, divididas entre vestibular e SISU, o curso de Medicina Veterinária da UFT promete ser um marco no ensino superior do Tocantins. Não perca a oportunidade de fazer parte dessa história!

    Para mais informações, confira o edital completo no site da Comissão Permanente de Seleção (Copese).


    Tags:  Medicina Veterinária,  Gurupi,  Vestibular 2025/1.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.