Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Copa da Caei no térreo da Biblioteca do Câmpus de Palmas recebe novos equipamentos em espaço de acolhimento
    MELHORIAS

    Copa da Caei no térreo da Biblioteca do Câmpus de Palmas recebe novos equipamentos em espaço de acolhimento

    A iniciativa reforça o compromisso de oferecer um ambiente acadêmico inclusivo, acolhedor e humanizado

    Por  Marlon Brito e | Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 08/10/2025 - 14:26  | Atualizado em 08/10/2025 - 19:42
    Compartilhe:

    A Copa da Central de Acessibilidade e Educação Inclusiva (CAEI), um dos espaços de acolhimento aos estudantes do Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), localizado no térreo da Biblioteca, recebeu novos armários, uma geladeira e um micro-ondas, proporcionando mais conforto e praticidade à rotina acadêmica.

    A ação integra um projeto mais amplo de reestruturação dos espaços de acolhimento estudantil no Câmpus de Palmas, alinhado às diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFT, que prevê a promoção de condições adequadas para a permanência e o bem-estar dos estudantes. 

    O ambiente, que já contava com mesa, cadeiras e climatização, é utilizado diariamente por alunos que são atendidos por equipe multidisciplinar da Central de Acessibilidade e Educação Inclusiva e necessitam de um local de apoio para armazenar e preparar refeições, guardar materiais pessoais e realizar pausas entre as atividades de estudo. 

    Usuário do espaço, o aluno Thales Marques Rodrigues, estudante de Ciência da Computação, comenta que a iniciativa representa um ganho importante no dia a dia universitário: “Gostei das aquisições. Esse ambiente faz diferença no nosso dia a dia. É bom saber que estamos sendo atendidos em nossos pedidos e que existem outros projetos em andamento”, comemorou.

    Melhorias contínuas guiadas pelo diálogo com os estudantes

    O professor Kedson Raul de Souza Lima, gestor da Coordenação de Estágio e Assistência Estudantil (Coest), responsável pelo projeto, cita que a melhoria é contínua e envolve os apontamentos dos estudantes, o que evidencia a preocupação institucional com a permanência estudantil. “Queremos que os alunos que buscam a Central de Acessibilidade e Educação Inclusiva compreendam que trabalhamos juntos. Essa participação, a cobrança por melhorias, o apontamento de ideias, nos ajuda a entender o que eles precisam. Assim, cada vez mais, teremos mais espaços seguros e funcionais à disposição, já que essas pequenas melhorias fazem diferença no bem-estar e no rendimento acadêmico”.

    O professor Kherlley Caxias Batista Barbosa, pró-reitor de Assistência Estudantil (Proest) da UFT, destacou que a aquisição foi resultado de uma ação integrada entre a Proest e a Direção do Câmpus de Palmas, com o envolvimento colaborativo das equipes técnicas. “É muito importante esse trabalho conjunto entre a Reitoria e o Câmpus para alcançarmos nosso objetivo de aperfeiçoar a política de assistência estudantil, garantindo uma permanência de qualidade para nossos estudantes em todos os espaços da universidade”, afirmou o pró-reitor.

    O diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto, destacou o compromisso da gestão com a qualidade da estrutura oferecida. “Entregar equipamentos que parecem simples, mas atendem ao que os estudantes realmente precisam, trazendo conforto e qualidade aos espaços de apoio, demonstra o compromisso da UFT com a permanência e o acolhimento estudantil. Agradecemos à pró-reitoria de Assistência Estudantil, na pessoa do professor Kherlley Barbosa, pela parceria e apoio nessa iniciativa. É nossa responsabilidade oferecer um ambiente cada vez mais humanizado”, pontuou.

    Outros projetos em andamento

    O diretor acrescentou que a gestão também vem desenvolvendo outras ações voltadas ao bem-estar e à inclusão. “Abrimos salas de aula com ar-condicionado para que os alunos tenham acesso durante os intervalos e outras iniciativas que atendem a essas necessidades. Temos também projetos em andamento, como a reestruturação de salas de convivência, melhorias nos espaços de estudo e a adequação de prédios destinados às entidades estudantis. Seguiremos firmes, em busca de recursos que ampliem essas conquistas, trabalhando para tornar o câmpus um espaço mais inclusivo, funcional e acolhedor para todos”, finalizou.

    Na imagem, o estudante Thales Marques Rodrigues, de camiseta cinza, está abraçado ao diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto, que veste camisa social branca. Ambos sorriem, posando em um ambiente interno com armários brancos ao fundo e uma grande caixa de papelão identificada com a marca “Midea”, que contém um refrigerador.
    O estudante Thales Marques, ao lado do diretor Moisés Arantes, comemoram as aquisições dos novos equipamentos para a rotina da Central de Acessibilidade e Educação Inclusiva (CAEI). (Foto Divulgação/UFT).

    Serviço

    🍽️ Copa da Central de Acessibilidade e Educação Inclusiva (CAEI)

    📍 Local: Térreo da Biblioteca — Câmpus de Palmas/UFT
    🕗 Aberto durante o horário de funcionamento do câmpus
    📧 Informações: coestpalmas@uft.edu.br


    Tags:  Palmas,  Proest,  Coest.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.