Esse site utiliza cookies
Coletivo de Estudos das Diversidades Audiovisuais promove evento de cinema
O projeto Pensamento-Cinema10 é um evento que mescla uma mostra de curtas e conferência acadêmica, promovido pelo Coletivo de Estudos das Diversidades Audiovisuais (Outrocampo), da Universidade Federal do Tocantins (UFT). As inscrições estão abertas até 26 de maio, para alunos e pesquisadores participarem ativamente dos debates.
O festival ocorrerá entre os dias 16 a 18 de agosto, no Centro de Atividades Sesc (CineSesc) em Palmas (TO). Podem participar pessoas de qualquer lugar do país, por meio de formulário disponível na plataforma Even3.
Modalidades de Participação
Comunicações Acadêmicas: deverão ser inéditas; em língua portuguesa; ter no máximo 2 autores; ter duração máxima de 20 minutos; tratar de temáticas vinculadas ao audiovisual; utilizar conceitos e argumentações próprias do ambiente acadêmico.
Curtas-metragens: deverão ter sido finalizados a partir de 01/01/2021; não poderão ter tido exibição anterior no Cine SESC Tocantins; estar em formato digital de alta resolução (Full HD, 1920x1080 pixels, no mínimo); possuir legendas em português com audiodescrição.
A 10ª edição deste festival convida especialmente a área de comunicação, onde pesquisadores de todo o país podem se inscrever; os selecionados que residirem fora de Palmas-TO, receberão ajuda de custo com passagens e hospedagem.
De acordo com o diretor-geral do Festival, o cineasta Gustavo Andrade, o tema escolhido para esta edição é a relação entre documentário e ficção, explorando a interseção entre o imaginário e o real.
“O festival busca desafiar convenções e questionar a fronteira entre esses dois gêneros, apresentando documentários que desafiam sua própria veracidade e ficções que revelam uma conexão profunda com a realidade. Essa temática será abordada tanto nos curtas-metragens selecionados quanto nas comunicações acadêmicas que irão compor a programação do evento”, ressalta o cineasta.