Esse site utiliza cookies
Certame teve abstenção menor que vestibular 2024/2
Com mais de 6,5 mil candidatos presentes neste domingo, 17 de novembro, o Vestibular para ingresso no primeiro semestre de 2025 na Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi finalizado. Aplicadas nas cidades de Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional, nos períodos da manhã e tarde, os concorrentes responderam as 76 questões de múltipla escolha que abrangem diversas áreas de conhecimento e a Redação abordando sobre “Conquistas e Desafios da Lei de Cotas na Universidade”.
E questionada sobre o tema da redação, Maria Júlia Teixeira, concorrente a uma vaga do curso de Direito, comenta sobre a atualidade do assunto e a importância do seu debate. “Consegui utilizar várias referências na redação. O tópico estava muito em alta nos últimos dias e isso me ajudou bastante.”, disse ela. Já Jordana Araújo, candidata a uma vaga no curso de arquitetura, esta vez no vestibular foi melhor que a do ínicio do ano. “Gostei muito da prova. Foi melhor do que eu imaginava. Achei que poderia ser pior, mas foi bom. Acho que eu me saí melhor que no último vestibular.”, comentou ela.
Os candidatos que realizaram as provas no turno da manhã tiveram os portões fechados às 8h, com início das atividades às 8h15. Para o turno da tarde, o fechamento dos portões ocorreu às 14h30, e as provas se iniciaram pontualmente às 14h40. Ao todo, todos os vestibulandos tiveram 4 horas para realizar a prova em ambos os períodos.
Abstenção
De acordo com o balanço divulgado pela Comissão Permanente de Seleção (Copese), o processo seletivo contou com a presença de 6.716 inscritos no turno da manhã e 6.541 na parte da tarde. Em porcentagem, isto representa 23,63% e 25,62%, respectivamente. Segundo a coordenadora do Certame, Graciela Barros, a abstenção deste ano foi melhor que a do último vestibular e afirma tudo ter corrido bem durante a aplicação. “Ela está dentro da média esperada, porém essa edição teve menos abstenções em comparação com o último processo seletivo. Além disso, não tivemos nenhuma intercorrência grave em nenhum dos locais de prova, ocorrendo tudo conforme o esperado, com o apoio da Polícia Civil”, disse ela.
Os resultados finais estão previstos para serem divulgados no dia 19 de dezembro de 2024.