Esse site utiliza cookies
Central de Acessibilidade e Educação Inclusiva do Câmpus de Palmas recebe computadores para atendimento e suporte a estudantes
A Central de Acessibilidade e Educação Inclusiva (CAEI) do Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), recebeu novos equipamentos de informática que visam modernizar e fortalecer os serviços oferecidos a estudantes com deficiência. Foram entregues computadores e ajustes na infraestrutura de internet voltada especificamente para esse público, tornando o ambiente mais acolhedor e funcional e promovendo maior autonomia no uso dos recursos digitais e tecnológicos disponíveis.
Impacto para os estudantes
Thales Marques Rodrigues, estudante de Ciência da Computação, acompanhou a entrega e cita que a modernização representa um avanço significativo: “Os novos investimentos realizados são um avanço relevante para a inclusão e a permanência de estudantes com deficiência na UFT. Acredito que a modernização da infraestrutura e a aquisição de recursos de tecnologia assistiva tornam o espaço mais funcional e acolhedor, fortalecendo a proposta de acessibilidade que acompanho aqui no ensino superior”, afirmou.
Agilidade e qualidade no atendimento
A psicóloga Márcia Natalie Queiroz Barreto Cardoso atende no setor e afirma que as novas aquisições dos computadores auxiliarão na organização dos fluxos de trabalho, dando agilidade e qualidade no atendimento das demandas. “A rapidez na comunicação que se faz acontece, fundamentalmente, através de troca de e-mails e envio de documentação de forma virtual. Assim, o nosso trabalho só poderá ser realmente efetivo e eficaz se os computadores estiverem em perfeito funcionamento e atualizados. Estamos todos na CAEI muito agradecidos e realizados com as novas aquisições que foram feitas, pois temos a certeza do impacto positivo que os mesmos trarão para a nossa rotina de trabalho”, mencionou a profissional.
Alinhamento com a missão da UFT
Segundo o professor Kedson Raul de Souza Lima, gestor da Coordenação de Estágio e Assistência Estudantil (Coest), a ação está alinhada à missão institucional da UFT de garantir condições de permanência e inclusão: “Estamos felizes com mais essa etapa vencida. Nosso compromisso é, também, oferecer suporte às equipes que atendem os estudantes com deficiência, para que, junto com os professores, possamos desenvolver plenamente suas trajetórias acadêmicas. Por isso, cada investimento representa um avanço com melhores condições de trabalho para a equipe técnica que faz os atendimentos”, ressaltou.
Projeto amplo de fortalecimento da permanência estudantil
A entrega dos novos equipamentos faz parte de um projeto amplo de fortalecimento da permanência estudantil no Câmpus de Palmas, que envolve diversas frentes de ação voltadas à melhoria dos espaços e serviços de apoio aos alunos. A iniciativa está alinhada às diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e à missão da UFT, que preveem a promoção de um ambiente inclusivo, acolhedor e capaz de garantir condições equitativas de acesso, participação e sucesso acadêmico para todos os estudantes.
O professor Moisés de Souza Arantes Neto, diretor do Câmpus de Palmas, destacou que os novos equipamentos reforçam a eficiência e a qualidade do serviço público ofertado pela UFT: “Grande parte de nossos atendimentos acontece por meio de sistemas informatizados, e entregar equipamentos de qualidade à equipe da CAEI significa oferecer condições adequadas para um trabalho que transforma vidas e promove a equidade no ensino superior que ofertamos nos 17 cursos de graduação e demais programas acadêmicos do câmpus”, afirmou o diretor.
Serviço
📍 Local: Térreo da Biblioteca — Câmpus de Palmas/UFT
🕗 Atendimento ininterrupto: 8h às 20h
📧 Mais informações: acessibilidadepalmas@uft.edu.br
📋 Atendimento: Formulário de Agendamento (clique aqui)