Esse site utiliza cookies
Câmpus Palmas da UFT promove manutenção que garante água limpa e segura para comunidade acadêmica
A Direção do Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) informa à comunidade acadêmica que, entre os dias 22 e 26 de julho de 2025, será realizada a segunda etapa da limpeza e desinfecção dos reservatórios de água potável da instituição. A ação será conduzida pela empresa contratada GHS Indústria e Serviços Ltda, com apoio da Coordenação de Infraestrutura (Coinfra), conforme cronograma técnico previamente estabelecido.
Serviços abrangem todos os blocos e setores do Câmpus
Ao longo dos cinco dias de execução, serão limpos reservatórios de diferentes capacidades (de 500 litros a 80 mil litros) distribuídos por blocos acadêmicos, laboratórios, setores administrativos e espaços de convivência
Na terça-feira (22/07), os trabalhos começarão pelos blocos E, F, G, H e I, além dos Laboratórios 1 a 4, todos com caixas de 1,5 mil litros localizadas sobre as lajes.
Na quarta-feira (23/07), a limpeza se estende a unidades como a COINFRA, LAPEQ, Fitoterapia, Desenvolvimento Regional, Direção do Câmpus, laboratórios L1 a L6, e espaços como o Laboratório de Produtos Naturais, Geoambiental e Ciências da Saúde, entre outros.
Na quinta-feira (24/07), será a vez dos grandes reservatórios: sistemas do Bloco A (52 mil litros), Biblioteca (60,88 mil litros), Complexo Lamadrid (30 mil litros), além das caixas do Bloco B, Bloco C, Cuíca, Almoxarifado Central e Bala 1 e Bala 2, com capacidade superior a 70 mil litros cada.
Já na sexta-feira (25/07), os serviços abrangem o Restaurante Universitário, Blocos 1 a 4, Reitoria, Complexos de Jornalismo, Nutrição, Teatro e Engenharia Civil, entre outros. O Bloco J, com um reservatório de 80 mil litros, também será atendido.
Por fim, no sábado (26/07), será realizada a inspeção final e verificação técnica, garantindo o pleno funcionamento dos sistemas.
Desinfecção assegura qualidade da água
“Os serviços envolvem esvaziamento completo dos reservatórios, escovação manual das paredes internas, aplicação de hipoclorito de sódio para desinfecção e posterior enxágue com água limpa, tudo seguindo as normas da Anvisa e do Ministério da Saúde”, detalha Paulo César de Castro Filho, coordenador da Coinfra.
“A limpeza dos reservatórios é uma medida preventiva para garantir o abastecimento de água limpa e segura para todos. Essa prática está alinhada ao nosso compromisso institucional com o bem-estar da comunidade universitária. Além disso, estamos com recursos para serem investidos nos reservatórios com sistemas danificados, com novas bombas submersas instaladas para garantir a eficiência do processo”, reforça o diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto.
Orientações à comunidade
Durante a execução dos serviços, haverá interrupção temporária no fornecimento de água em alguns pontos do câmpus. Por isso, a Direção solicita que:
Responsáveis por blocos e unidades entreguem previamente as chaves dos espaços à Coinfra, caso não possam estar presentes nos horários de acesso;
Estudantes, técnicos e docentes fiquem atentos às datas previstas e se organizem para minimizar impactos em suas atividades rotineiras.
A Coinfra manterá atualizações durante todo o processo e disponibiliza canais de atendimento para eventuais dúvidas:
📞 Telefone/WhatsApp: (63) 3229-4759
📧 E-mail: coinfra@uft.edu.br